Gemini começa a suportar tela dividida em telefones no Android


Google Gemini IA logo Duplo

Nova versão do Gemini está trazendo suporte para a tela dividida nos smartphones com sistema Android.

Anteriormente esse recurso era exclusivo para os dispositivos que possuem grandes displays.

O mais interessante é que o funcionamento acontece sem que seja preciso fazer nada, mas atualmente não parece estar liberada para todos.

Permite fazer duas coisas ao mesmo tempo

Tela dividida é algo que está sendo suportado oficialmente no Gemini para telefones, e isso é algo inédito.

Gemini tela dividida no telefone

Inovação chegou na versão 17.5.42 do aplicativo do Google, mas curiosamente, ter essa versão não significa que o recurso está realmente disponível para o seu aparelho.

Novo recurso está funcionando no Pixel 9 com o Android 17 Beta 1, mas ainda é preciso verificar se o recurso funciona normalmente na versão Android 16.

A função é muito interessante e aprimora a forma de utilizar a inteligência artificial, algo que foi visto em tablets e dispositivos dobráveis, que já contam com a inovação.

 Existe duas formas de utilizar a novidade, em aplicativos compatíveis, como o Chrome, ele utiliza a URL do site, ou seja, é basicamente o recurso de “Pergunte a esta página”, mas em outros apps, ele irá verificar realmente a tela, deixando a parte do Gemini escura para não ser escaneada sem querer.

Gemini tela dividida no telefone

Isso significa que os usuários poderão perguntar sobre qualquer coisa que está na outra metade da tela, e a inteligência artificial irá buscar as respostas corretas para o que está precisando.

O curioso, é que aparentemente mesmo com a versão mais recente do aplicativo do Google, nem todos os aparelhos possuem essa novidade pronta para uso. Atualmente o Pixel 9 com Android 17 Beta 1 tem o recurso disponível.

No momento não se sabe quando outros dispositivos terão o mesmo tratamento, mas o Google começou a liberar a função de tela dividida para Gemini desde setembro de 2025, mas é algo que está sendo feita de forma lenta para que as pessoas recebam a função sem maiores problemas.

Fonte: Androidauthority


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *