Game Device Certification: certificação para telefones gamer com Android

Google criou o Game Device Certification, programa para certificar telefones games equipados com o sistema Android.

Telefones para jogos já estão atraindo muitos jogadores ao redor do mundo, mas o Google quer arrumar esse setor, para isso, está criando um novo programa de certificação, que também conta com algumas regras.

Há pouco revelamos que com o Android 10, o Google aproveitou e revelou algumas regras para as fabricantes.

Agora os telefones dedicados para jogos também terão que passar por uma certificação única, que conta com regras claras, com a intenção do aparelho ter sempre o melhor desempenho.

Game Device Certification

Asus ROG Phone

A nova certificação foi descoberta pelo site XDA, que conseguiu acesso a documentos dedicados para as fabricantes, assim conseguiu descobrir detalhes interessantes sobre o novo programa.

Conhecido como Game Device Certification, o novo programa traz algumas regras que os telefones precisam seguir para passarem na certificação do Google que é dedicada para dispositivos com foco em jogos.

O Google não revela detalhes de hardware para definir o que é um telefone dedicado para jogos, mas indica que é preciso uma GPU e GPU mais moderna e de alto desempenho.

Outro item interessante é que a certificação exige que as fabricantes não adicionem e nem façam o uso truques para diminuir o desempenho, desligar núcleos ou outros, lembrando que o sistema já faz esses ajustes de forma automática.

Vulkan Logo

Na parte gráfica, o Google exige o suporte para API Vulkan 1.1, que é bem mais eficiente que a OpenGL atualmente, já que consome menos energia e menos processamento para fazer a mesma tarefa nos games.

As fabricantes precisam fazer o LowMemoryKiller matar um processo apenas depois de alocar pelo menos 2.3GB de RAM, então os jogadores poderão alternar entre jogos com maior facilidade e continuar da onde parou, o que não exigirá a abertura novamente dos games que você já utilizou.

Infelizmente, no momento o Game Device Certification ainda não foi revelado oficialmente, provavelmente deve ser apresentado com os novos Google Pixel 4, mas ainda não é algo confirmado pelo Google.

Como podemos ver, o novo programa de certificação para telefones gamer com Android é bem interessante, chegará com regras para que os aparelhos funcionem sempre no máximo e com ajustes para permitir que os games fiquem abertos mesmo se você iniciar um outro.

Via: XDA

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

Depois de um ano, Google explica problema da Huawei com loja Google Play

Faz praticamente um ano que começou os problemas da Huawei, que não pode utilizar Google Play, agora o Google explica o que realmente...

Loja de app da Huawei, é terceira no mundo, Facebook, Twitter em breve

AppGallery, loja de aplicativos da Huawei, conseguiu ficar em terceira no mundo, aplicativos como Facebook, Twitter e outros irão chegar em breve.

Europa quer telefones com carregador único e bateria removível

Europa está planejando que telefones cheguem com carregador único e bateria removível, algo que poderá ajudar principalmente os consumidores. Já faz...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.