Chrome Android permite que usuário mal-intencionado crie uma barra de endereço falsa para enganar os usuários.

Como um dos navegadores mais utilizados no Android, sempre é bom ficar ciente das novas estratégias e novidades que estão surgindo para te enganar e assim fazer você entregar seus dados sem perceber.

A nova descoberta mostra um ameaça de phishing bem interessante e que pode enganar facilmente alguns usuários distraídos.

Confira celulares em oferta na Amazon

O pesquisador Jim Fisher conseguiu criar uma barra de endereço falsa no Chrome para Android, o que para uma pessoa distraída iria indicar um site verdadeiro e não um falso.

Chrome para Android barra de endereço falsa

Para quem não sabe, phishing é enganar o usuário para que ele pense que está em um site legitimo e que passe seus dados importantes, esse recurso em especial é feito para conseguir dados de contas bancárias.

Agora a nova ameaça é a barra de endereço do Google Chrome para Android, ela só aparece na parte superior do site, quando o usuário faz o movimento para conferir o restante do conteúdo ela some para ficar um espaço maior na tela.

Então Jim Fisher teve a inteligência de criar uma barra para enganar o usuário, assim podendo mostrar o site que quiser nessa nova barra de endereço, o que significa que os usuários mais desatentos podem cair em um grande golpe, pensar que o site visitado é real e fornecer seus dados para uma pessoa mal-intencionada.

O truque é bem simples, tanto que um usuário mais avançado irá reparar que caiu no site errado, mas os que não prestando atenção facilmente serão enganados pela barra mostrando o endereço que você acha que realmente está visitando.

O pesquisador ainda revela que para evitar esse tipo de problema, o Chrome para Android não precisará de uma mudança muito grande, a solução pode ser um pequeno ícone que pode ser apertado para mostrar a barra de endereço real.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Lembrando que o Google Chrome recebeu melhorias de segurança e avisa de sites falsos, mas se o site é muito recente, nem sempre ele saberá se é real ou foi criado para enganar os usuários, então o próprio usuário precisa ficar de olho no que está fazendo.

Como a barra de endereço só some no Chrome para dispositivos móveis, o site e o navegador para PC não mostram essa barra extra.

Por fim, siga nossas dicas de segurança para se manter protegido das mais recentes ameaças, reais ou virtuais no Android.

Você pode conferir a barra em ação ao entrar no site jameshfisher.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here