Destaques interessantes do Exynos 2600


Exynos 2600

A Samsung anunciou o Exynos 2600, que está trazendo algumas coisas interessantes que podem ter passadas despercebidas por alguns.

O chip promete muito desempenho, maior performance em todas as tarefas e também menor consumo.

Mas além disso, conta com muitas novas tecnologias para se diferenciar dos concorrentes.

Podem ser grandes diferenciais para o chip

O primeiro destaque é que o Exynos 2600 é produzido em 2nm, o que traz muitas vantagens contra os atuais de 3nm, ele é mais rápido, tem menor consumo de energia e vai gerar menos calor durante o uso.

Exynos 2600

Falando em aquecimento, para evitar esse problema, o SoC utiliza a tecnologia Heat Path Block (HPB), que consegue reduzir a resistência térmica em até 16% em comparação com a anterior, isso significa que a temperatura estará controlada e que mesmo em alto uso terá uma performance de alto nível e sustentada.

A Xclipse 960 é a nova GPU do chip, ele tem o dobro de desempenho do anterior, é 50% mais eficiente no Ray Tracing, mas o destaque é a tecnologia ENSS (Exynos Neural Super Sampling) que utiliza a inteligência artificial para fazer upscaling da imagem e aprimorar a taxa de quadro, isso é basicamente o mesmo que a Nvidia faz em suas placas de vídeo, e o que acaba aumentando o FPS em jogos pesados e deixando mais leves e suaves.

Mas o item mais curioso do momento, é que o Exynos 2600 não parece ter um modem integrado, ou a Samsung simplesmente não destacou nada, ela não fala que conectividade possui, se tem GPS, NFC, Bluetooth ou nada do tipo, algo que não acontece na página de especificações do Exynos 2500.

Exynos 2500 especificações de rede
Exynos 2500 especificações de rede

Na imagem do Exynos 2600 tem o símbolo da conectividade 5G, então deve contar com a tecnologia, mesmo se o modem for separado.

Exynos 2600 sem especificações de rede
Exynos 2600 sem especificações de rede

Agora é preciso esperar o lançamento do chip possivelmente na linha Galaxy S26 para conferir todo o seu potencial, se conseguirá concorrer contra os outros chips do mercado de igual para igual, se terá maior controle sobre a temperatura e se resolver os problemas já conhecidos do passado.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *