quinta-feira, maio 28, 2020

ARM anuncia GPU Mali-G57 e novas NPU para inteligência artificial

Nova GPU Mali-G57 é anunciada pela ARM, mas também revela duas NPU para trazer inteligência artificial para todos os bolsos.

GPU é a placa gráfica que consegue rodar os games em seu telefone, melhor o desempenho, melhor seus jogos irão funcionar.

A ARM continua trabalhando para melhorar seus processadores, a novidade é a GPU Mali-G57, duas NPU para a inteligência artificial e a DPU-Mali-D37.

GPU Mali-G57

A nova GPU Mali-G57 utiliza a mesma arquitetura da GPU Mali-G77, então chega com mais desempenho do que a versão anterior (G52).

Temos variantes da GPU com até 6 núcleos, Mali-G57 conta com suporte para API Vulkan, tem capacidade para reproduzir mídias até em 8K, melhores desempenho em texturas e suporte para aplicativos de realidade aumentada e realidade virtual.

GPU Mali-G57

Mali-G57 consegue ser 30% mais rápido e a mesma quantidade em eficiência energética, o que será excelente em todas as situações que precisam utilizar a GPU.

Também temos na Mali-G57 um aumento de 60% no caso do aprendizado de máquina, isso significa que o desempenho é 1.6x maior em comparação a Mali-G52.

DPU Mali-D37

DPU Mali-D37

Um novo processador de imagens também foi revelado pela ARM, Mali-D37 traz suporte para telas com até 2K e é 30% mais econômico que as versões anteriores.

Mali-D37 traz a possibilidade de usar HDR para todos os tipos de tela e recursos que permite deixar a GPU livre para outras tarefas.

NPU

Para focar na inteligência artificial, a ARM apresentou de uma só vez, duas NPU, temos a Ethos-57 e Ethos N37.

Os chips são dedicados para a inteligência artificial, o modelo Ethos-57 traz um desempenho e consumo de energia bem equilibrado, tem a capacidade de 2TOP/s.

Já a NPU Ethos-37 chega com desempenho decente e é focado em aparelhos mais simples que precisam de inteligência artificial, tem a capacidade de 1TOP/S.

As novidades estarão à disposição das fabricantes, como já falamos, a ARM só faz os projetos dos processadores e chips, mas não fabrica nenhum deles.

Via: Arm

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Leia Mais

ARM anuncia os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78 e GPUs Mali-G78 e Mali-68

ARM está revelando os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78, mas também temos as GPUs Mali-G78 e Mali-68 e o novo NPU Ethos-N78 para a...

Qualcomm revela seus chips com tecnologia Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2

Qualcomm revelou seus novos chips que irão trazer a tecnologia Wi-Fi 6E e Bluetooth 5.2 para seus próximos SoCs.

Exynos 880 é anunciado pela Samsung, chip é mediano com 5G integrado

Samsung anunciou o seu novo chip móvel, Exynos 880 traz desempenho mediano e suporte para a rede 5G, que é integrada.

Novos cartões de memória EX irão trazer o dobro de velocidade do UFS 3.0

A SD Association revelou que os novos cartões de memória terão mais do que o dobro de velocidade do atual UFS 3.0,...

Sensor Samsung ISOCELL GN1 é anunciado, tem 50MP e tecnologias atuais

Samsung está anunciando o sensor ISOCELL GN1, ele é de 50MP e chega com tecnologias atuais da empresa. Esse...

Interessantes para você

ARM anuncia os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78 e GPUs Mali-G78 e Mali-68

ARM está revelando os núcleos Cortex-X1, Cortex-A78, mas também temos as GPUs Mali-G78 e Mali-68 e o novo NPU Ethos-N78 para a...

Google e ARM se unem para usar MTE e deixar Android mais seguro

Google ao lado da ARM irão usar MTE, recurso que está sendo criado para deixar o Android mais seguro. Como...

Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77 são anunciados pela ARM

A ARM anunciou os Cortex-A77, Mali-G77 e Mali-D77, eles são a nova geração e devem trazer mais poder, desempenho e melhorias para os aparelhos...

Banimento Huawei: Processadores Kirin podem ter problemas no futuro

ARM não irá trabalhar mais com a Huawei graças ao banimento dos EUA, o que pode trazer problemas futuros para os processadores Kirin.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui