Aplicativos instantâneos da loja Google Play Store será finalizado no final do ano

Android, Aplicativos instantâneos

Google revelou que está finalizando o suporte para aplicativos instantâneos da loja Google Play Store, o que irá funcionar até o final do ano.

Recurso é muito interessante no ponto de vista dos usuários, permitindo testar os apps antes de instalar.

Mas do ponto de vista do desenvolvedor, é muito trabalhoso para fazer funcionar, trabalho extra que para muitos não compensa.

Desenvolvedores não estão utilizando como esperado

O Android conta com aplicativos instantâneos que permitem o uso antes da instalação, agora eles serão abandonados no final de 2025.

Android, Aplicativos instantâneos

O Google começou a avisar sobre o fim do suporte do recurso no Android Studio, que mostra um aviso quando o mouse passe sobre Instant Apps, está escrito:

“O suporte a Aplicativos instantâneos será removido pelo Google Play em dezembro de 2025. A publicação e todas as APIs do Google Play Instant não funcionarão mais. O suporte a ferramentas será removido no Android Studio Otter Feature Drop.”

Como o recado deixa bem claro, o recurso será removido oficialmente em dezembro de 2025 e todos os itens publicados e as APIs vão parar de funcionar no mesmo período.

Ao que tudo indica, os desenvolvedores não estavam utilizando muito o recurso, e poucos apps realmente tinham essa possibilidade de utilizar antes de instalar por completo.

Aplicativos instantâneos

Para os usuários, o recurso é muito interessante, permitindo testar um pouco antes da instalação, mas para o desenvolvedor, era muito trabalhoso fazer uma aplicação no formato, o que poderia levar muito tempo e dinheiro, e para muitas empresas, não valia a pena.

Para quem não sabe, os aplicativos instantâneos foram lançados em 2016, chegaram na loja Google Play Store em 2017 e apenas em 2018 começou a ser disponibilizado para um número maior de pessoas.

Com mais de 9 anos de seu lançamento, muitos poucos usuários da loja do Android visualizaram e utilizaram a função, já que muitas poucas aplicações disponibilizam a possibilidade de uso antes da instalação.

Com o encerramento, os aplicativos instantâneos do Android chegarão ao fim em dezembro de 2025.

Fonte: Android Authority

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *