Aplicativos e jogos vão ganhar classificação etária no Brasil para lojas virtuais usando o IARC

Marcos Gonçalves da Silva 28 de outubro de 2013
Atualizado ter/08/18 em 7:36 PM
IARC

Na feira de jogos Brasil Game Show 2013 tivemos uma ótima notícia vinda do Ministério da Justiça do Brasil, em formação com outros países agora o Brasil terá classificação etária para jogos e aplicativos das lojas virtuais usando o IARC.

A Google Play e a loja da Apple usam classificações etárias próprias em cada loja, mas com o novo movimento iniciado pelo Brasil as lojas virtuais terão que se adequar as novas regras com risco de serem multadas se não mudarem para essa nova classificação.

O Brasil tinha um problema sério quando o assunto era classificar jogos e aplicativos, cada aplicativo e jogo tinha que ser testado por um profissional do Ministério da Justiça e esse processo levava cerca de 30 dias.

IARC

Agora com o novo sistema IARC sigla que está em inglês, mas que significa “Coalizão Internacional de Classificação Etária”, esse novo sistema é um avanço já que respondendo um simples questionário o desenvolvedor receberá gratuitamente a classificação etária de seu jogo ou aplicativo e poderá colocar seu jogo virtual disponível em 36 países diferentes.

Essa coalização é formada pelo Brasil “Ministério da Justiça”, da América do Norte “Entertainment Software Rating Board-ESRB” e da Europa “Pan-European Game Information-PEGI” no total são 36 países que usam essas classificações.

IARC

Usando o IARC os desenvolvedores em 5 minutos e respondendo algumas perguntas podem lançar seus jogos e aplicativos nos 36 países diferentes que fazem parte dos grupos mencionados, essa mudança é ótima para desenvolvedores e para lojas que esperavam um mês para um simples jogo ficar disponível, mas essa mudança só é válida para aplicativos e jogos virtuais e não físicos.

Essa mudança vale para todos as lojas virtuais como a Xbox Live, PSN, Windows Store, Google Play, Apple Store, mas atualmente quem mais vai ganhar com essa novidade é a loja do Windows Phone já que os jogos delas chegavam sempre mais tarde ou talvez nem chegavam no Brasil por causa do processo do Ministério da Justiça que determinava que o jogo precisaria ser testado antes de ser colocado na loja.

Tag ,
Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.