Aplicativo oculto Carrier IQ recolhe dados dos usuários de smartphones de operadora

Marcos Gonçalves da Silva 2 de dezembro de 2011
Atualizado ter/08/18 em 7:08 PM

O Android é um ótimo sistema, as fabricantes podem personalizar o sistema como quiser, as operadoras podem instalar seus aplicativos e o usuário avançados podem fazer mudanças na onde quiser.

Agora pesquisador de segurança descobre que aplicativo oculto Carrier IQ recolhe dados dos usuários de smartphones de operadora.

Tudo começou quando o pesquisador de segurança Trevor Eckhart ficou muito alarmado com a quantidade de informações que o aplicativo Carrier IQ pode recolher dos usuários, mas além disso ele cria logs de tudo que é feito pelos usuários.

O aplicativo Carrier IQ com os logs pode saber tudo o que você digita, suas pesquisas da internet, mensagens de texto e até a sua localização atual ou onde esteve.

Trevor Eckhart mostrou suas descobertas no XDA e chegou até ser ameaçado pela Carrier IQ, mas no final a empresa recuou e acabou pediu desculpa.

O aplicativo está definido para iniciar junto com o Android e não pede nenhum tipo de permissão para o usuário, o aplicativo não é mostrado ou citado em nenhum momento no sistema e não pode ser parado ou desinstalado do smartphone, somente com root ele pode ser removido.

Não pense que o aplicativo seja algo especial para o Android, ele está presente em muitos smartphones e tablets do mercado, ele é colocado pelas operadoras, por isso, não encontramos o aplicativo Carrier IQ no sistema operacional original do Android que equipa a linha Nexus.

Você pode conferir esse vídeo feito pelo próprio Trevor Eckhart, ele mostra como o aplicativo captura até os botões que são apertados no smartphone:

https://youtu.be/T17XQI_AYNo

Claro que é muito estranho ter um aplicativo que consegue rastrear tudo em seu smartphone e você não ter a mínima noção que estão te “vigiando” e observando tudo que você está fazendo, como já falei ele não está somente no sistema Android, é possível encontrar o aplicativo Carrier IQ presente nos iPhones, nos telefones da Nokia e BlackBerries.

Via: Exame e Engadget

Confira mais notícias em nossa “Seção Segurança”.

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.