AOSP, código-fonte do Android será atualizado apenas duas vezes por ano


Android logo

Google revelou que a partir de 2026, o AOSP, que é onde fica o código-fonte do sistema Android, terá apenas duas atualizações por ano.

Empresa fala que a mudança chega para trazer mais estabilidade e segurança para todos.

Na parte de segurança nada muda, os patches mensais de segurança serão liberados mensalmente como acontece atualmente.

Mudança é para fortalecer o sistema

Apenas duas atualizações por ano serão liberadas para o AOSP, que é o Projeto de Código Aberto Android, mudança foi revelada pelo próprio Google.

Página do AOSP indicando a mudança no tempo de liberação do código-fonte em 2026

Ao entrar no site do Android Open Source Project (source.android.com) os visitantes encontram um aviso, ele diz:

“A partir de 2026, para alinhar com nosso modelo de desenvolvimento estável de tronco e garantir a estabilidade da plataforma para o ecossistema, vamos publicar o código-fonte no AOSP no segundo e quarto trimestres. Para criar e contribuir com o AOSP, recomendamos usar android-latest-release em vez de aosp-main. O branch de manifesto android-latest-release sempre vai fazer referência à versão mais recente enviada ao AOSP. Para mais informações, consulte Mudanças no AOSP.”

Anteriormente o projeto era atualizado a cada três meses, algo que agora muda para o segundo e quatro trimestre e que sincroniza com as atualizações do Android, que primeiro recebe uma nova versão do sistema e no final do ano tem uma grande atualização com novos recursos e melhorias em geral.

AOSP logo

Para o usuário nada muda, mas é bem interessante para os desenvolvedores de aplicativos e games, que terão acesso as novas versões do sistema que realmente trazem mudanças e melhorias que podem ser utilizadas para aprimorar ainda mais a experiência das pessoas com as aplicações.

Será interessante conferir como essa mudança irá afetar as ROMs de terceiros, que são as que mais utilizam o projeto para pegar a versão mais recente do Android e adaptar para diversos aparelhos, e que agora terão que se contentar com apenas duas novas versões no ano, o que tem seu lado positivo e negativo.

Fonte: AOSP


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *