Android permitirá que apps de terceiros utilizem melhor a câmera dos aparelhos

Marcos Gonçalves da Silva 16 de maio de 2022
Atualizado seg/05/22 em 9:48 PM
Galaxy S21 Ultra Câmera

Google revelou que o Android permitirá que apps de terceiros utilizem melhor a câmera dos aparelhos, mas o Android 13 irá se destacar nesse setor.

Em 2020 descobrimos que o Google estava trabalhando para que os apps utilizem a câmera dos aparelhos e todos os seus recursos.

Agora a empresa revela o que está fazendo para que as câmeras fiquem ainda melhores em aplicações de terceiros.

Android permitirá que apps de terceiros utilizem melhor a câmera dos aparelhos

Para quem não sabe, normalmente, os aplicativos de terceiros como o WhatsApp, Instagram e outros, ao tirar fotos, possuem menor qualidade e nem sempre acessam os recursos da câmera em geral, já que os desenvolvedores não podem de maneira simples, implementar o mesmo software oficial da câmera.

Moto G100 câmera

Curiosamente, os aplicativos possuem acesso ao hardware, a própria câmera, mas com muitas câmeras diferentes em diversos aparelhos, otimizações para fotos e vídeos para todos os modelos, é praticamente impossível.

Mas o Google vem querendo mudar isso, alguns anos atras, lançou a API Camera2, que trouxe novidades e melhorias, logo depois tivemos a biblioteca Jetpack CameraX, mas que ainda não foram suficientes para trazer mais qualidade para o setor de câmera nos apps de terceiros em geral.

Agora o Google fala que está atualizando API Camera2 e a biblioteca Jetpack CameraX, essas novidades permitiram que os apps como o Instagram, WhatsApp e outros, possam utilizar câmeras secundárias, algo que servirá para criar vídeos, e até utilizar HDR nas filmagens.

Mas para utilizar o HDR, incialmente será preciso de aparelhos poderosos, já que exige certificação para HDR e HLG 10bits, o que é encontrado no Galaxy S22 e outros tops de linha mais recentes.

Android 13 terá ainda mais recursos de câmera para apps de terceiros

Google diretrizes para câmera de selfie com recurso embelezamento

Com o Android 13, os apps de terceiros terão ainda mais recursos de câmeras dos aparelhos, isso graças a biblioteca Jetpack CameraX, que irá trazer maior qualidade de imagem, maior estabilidade e fluidez para os vídeos, o que também ajudará a gravar vídeos a 60fps ou mais, sem qualquer problemas de reduções de quadro.

Além de fotos melhores e vídeos otimizados, a biblioteca também permitirá que os aplicativos de terceiros possam utilizar os recursos como modo retrato, modo noturno e outros, o que permitirá que os usuários tenham recursos e qualidade em muitas aplicações.

Infelizmente para que os aplicativos possam utilizar os recursos da câmera dos aparelhos, é preciso que as fabricantes utilizem e implementem o CameraX para que tudo funcione corretamente.

De qualquer forma, o Google também falou de um software que será universal, o que permitirá o seu uso na maioria dos aparelhos.

Via: Androidcentral

Compartilhe o artigo
Siga-nos
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.