Google confirmou que Android Beam não está disponível no Android Q, assim recurso está chegando ao fim.

Desde o lançamento do Android Q, que já está em sua terceira beta no momento, o recurso Android Beam já não aparecia, mas como o sistema ainda está em teste, não era possível afirmar se ele tinha sido removido ou só não estava funcionando corretamente.

Agora de forma oficial, o Google revela que o Android Beam está chegando ao fim, recurso não estará realmente disponível para o Android Q e outras versões superiores do sistema.

Confira celulares em oferta na Amazon

Essa descoberta foi feita pelo site Techradar, que ficaram intrigados com a falta do recurso na versão mais recente do sistema Android.

android-beam

Então para solucionar o caso de uma vez, o site entrou em contato com o Google para maiores informações, assim os representantes da empresa revelaram que o Android Beam será removido a partir do Android 10, que atualmente está sendo testado como Android Q.

Para quem não conhece, o recurso Android Beam foi apresentado com o lançamento do Android 4.0 Ice Cream Sandwich, sistema que marcou época e trouxe outras novidades como desbloquear utilizando rosto e o tema era totalmente preto, como o tema noturno.

O Android Beam foi lançado para fazer um bom aproveitamento da tecnologia NFC, que na época estreou na linha Nexus (Galaxy Nexus nesse caso), o recurso permite compartilhar páginas na internet, mapas, arquivos, contatos e o que você precisar, tudo de forma simples, basta que os dois smartphones tenham NFC e que fiquem de costa um para o outro, com um toque, o conteúdo é transferido para a outro telefone.

Na época o Android Beam foi muito bem utilizado, mas atualmente, principalmente com o sistema Android apresentando muitas formas de compartilhar conteúdos, ele foi sendo deixado de lado e até mesmo esquecido.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Como o seu uso é quase nulo atualmente, não é necessário gastar esforços para manter algo que quase ninguém usa, por isso, com muitas novas formas de compartilhar o que você precisa, o recurso não é mais útil, sendo que a retirada no novo sistema não irá atrapalhar muitas pessoas.

Infelizmente para avançar é preciso deixar de lado algumas coisas, a remoção do Android Beam do sistema Android faz sentido e foi muito bem acertada pelo Google, que agora poderá se focar ainda mais para melhorar a forma que o sistema permite compartilhar os itens que você necessita.

Via: Techradar

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here