Quem quiser gravar ligações no Android 9 Pie ou superior terá que ter root, o sistema não permite esse tipo de ação por aplicativos de terceiros.

Depois de conhecer as principais novidades do Android 9 Pie, sempre aparecem alguns detalhes que agradam ou não os usuários.

O novo sistema chegou com um grande foco na privacidade dos usuários, tanto que aplicativos em segundo plano não podem usar a câmera e nem o microfone, o que torna tudo um pouco mais seguro para quem está na nova versão do Android.

Confira celulares em oferta na Amazon

Na verdade, a polemica na gravação de ligação começou com o Android 6 Marshmallow, o Google simplesmente tirou a API necessária para esse recurso, mas os desenvolvedores conseguiram burlar o Android e gravação continuou a funcionar até no Android 8.1 Oreo, mas no novo sistema esse procedimento não irá funcionar mais.

Android Logo, Gravação de chamada

A descoberta desse problema começou com muitos usuários relatando que os aplicativos de gravação de ligação não funcionam no Android 9 Pie.

Os desenvolvedores até mesmo revelaram alguns procedimentos que poderiam funcionar, mas no final eles mesmos informaram que a culpa é do novo Android.

O Android 9 Pie para focar na privacidade dos usuários chega com limitações na gravação de ligações, o que fez com que os aplicativos de terceiros não possam mais gravar de nenhuma maneira as ligações, então os usuários não possuem alternativa, além de realizar o root.

Ao realizar o root, o usuário tem controle total do sistema, inclusive permitindo que aplicativos de terceiros façam a gravação das ligações, mas perde a possibilidade de atualizações do sistema, o que acaba afastando boa parte dos usuários comum do procedimento, sem contar que o root também invalida a sua garantia.

Compre smartphones e celulares na Amazon

Android P Rec

Tudo indica que somente se a fabricante acrescentar um aplicativo para gravar ligações no sistema ele irá funcionar, para os aparelhos que não possuem esse recurso, a única solução será a de fazer root.

Claro que essa mudança não afeta muitos usuários, mas os que gravavam suas ligações agora irão precisar de root para continuar a gravar normalmente no Android 9 Pie, caso contrario não terão como continuar com o procedimento.

Via: Piunikaweb

1 COMENTÁRIO

  1. no Brasil não existe qualquer impedimento legal para utilização de aplicativos gravadores de ligação, sendo legítima segundo o Supremo Tribunal Federal que pacificou entendimento de que “é lícita a prova produzida a partir de gravação de conversa telefônica feita por um dos interlocutores, quando não existir causa legal de sigilo ou de reserva da conversação”, vejamos:

    STF – INFORMATIVO Nº 102 – TÍTULO – Gravação Telefônica e Prova Lícita – ARTIGO
    Considera-se prova lícita a gravação telefônica feita por um dos interlocutores da conversa, sem o conhecimento do outro. Afastou-se o argumento de afronta ao art. 5º, XII da CF (“XII – é inviolável o sigilo … das comunicações telefônicas, salvo … por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer …”), uma vez que esta garantia constitucional refere-se à interceptação de conversa telefônica feita por terceiros, o que não ocorre na hipótese. Com esse entendimento, o Tribunal, por maioria, indeferiu o pedido de habeas corpus em que se pretendia o trancamento da ação penal contra magistrado denunciado por crime de exploração de prestígio (CP, art. 357: “Solicitar ou receber dinheiro ou qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário de justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha”) com base em conversa telefônica gravada em secretária eletrônica pela própria pessoa objeto da proposta. Vencidos os Ministros Marco Aurélio e Celso de Mello, que deferiam a ordem. HC 75.338-RJ, rel. Min. Nelson Jobim, 11.3.98.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here