Alguns telefones Android da Alcatel chegaram ao Brasil com malware

Foi descoberto que alguns aparelhos da Alcatel no Brasil tem malware que recolhe dados e tenta registrar número de telefone em serviços de assinatura premium.

O caso foi descrito em um relatório da Upstream Systems, nele é revelado que o aplicativo para previsão de tempo, Weather Forecast-World Weather Accurate Radar, aplicativo da própria TCL, empresa que comanda a Alcatel, BlackBerry e Palm, está funcionando como um malware.

No Brasil o aplicativo Weather Forecast-World Weather Accurate Radar vem pré-instalado nos telefones Alcatel Pixi 4 e A3 Max.

Upstream Systems revelou totalmente o funcionamento do aplicativo Weather Forecast-World Weather Accurate Radar, ele anteriormente estava perfeito, mas alguma coisa mudou, sendo que ele está funcionando como um malware de um tempo para cá.

Weather Forecast-World Weather Accurate Radar Alcatel malware

Aplicativo Weather Forecast-World Weather Accurate Radar está coletando informações sobre localizações geográficas, endereços de e-mail, IMEI, além disso, o conteúdo é enviado para um servidor na China e o app tem muitas permissões que afetam diretamente a privacidade do usuário, deixando-os praticamente sem uma forma de manter seus dados longe do app.

Os dados recolhidos é apenas o início do problema do aplicativo Weather Forecast-World Weather Accurate Radar, ele em posse desses dados tentava acessar páginas de propagandas, para efetuar cliques falsos, mas também tenta cadastrar os usuários em serviços premium, que no final irá gerar despesas extras para as pessoas afetadas.

Weather Forecast-World Weather Accurate Radar Alcatel malware

Todo o processo de realizar uma assinatura premium em algum serviço era feito em segundo plano, ou seja, sem o usuário saber, essa assinatura era direcionada na maioria das vezes para os assinantes da TIM no Brasil, que o app de forma automática tinha maior facilidade em cadastrar o usuário.

Com as tentativas de acessar as páginas de publicidade e de serviços premium, as vezes o Weather Forecast-World Weather Accurate Radar gastava até 250MB por dia, o que gerava um consumo maior e que poderia gerar um grande prejuízo para os usuários com limite muito pequeno de dados.

Weather Forecast-World Weather Accurate Radar Alcatel malware

Quando descoberto o malware, o Weather Forecast-World Weather Accurate Radar já tinha mais de 10 milhões de download, ou seja, muitas pessoas foram afetadas, mas o app já foi removido pelo Google da loja do Android.

Ainda sem saber o que aconteceu, o Weather Forecast-World Weather Accurate Radar da TLC conseguiu virar um malware, o que indica que temos que tomar ainda mais cuidado ao instalar um app, inclusive ler os comentários, já que muitos usuários estavam reclamando do aplicativo, alguns até mesmo já estavam citando que ele tinha se tornado um malware e estava utilizando muitos dados sem necessidade.

Para se manter protegido, recomendamos nossas dicas para ficar seguro no Android.

Via: Upstreamsystems

Marcos Gonçalves da Silva
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Mais recentes

Deixe um comentário

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Relacionados

Notícias

A tela do Galaxy S20 se manterá em 60Hz em algumas situações

A nova linha Galaxy S20 conta com tela de 120Hz que se manterá em 60Hz em algumas situações especificas. Quando...

Google fala que Samsung faz mudanças no kernel e deixa Android vulnerável

Google revelou que a Samsung vem fazendo mudanças no kernel do Android, o que deixa o sistema vulnerável de forma desnecessária.

Google Stadia está chegando aos telefones Android, S8, S9, S10, S20 e outros

O Google acaba de revelar que o Google Stadia está suportando novos telefones Android, linha Galaxy S (8,9,10,20) chega em peso acompanhado de telefones...

Quer receber as notícias mais recentes?

Basta cadastrar seu e-mail em nossa newsletter que enviaremos as novidades todos os dias que elas surgirem.