Assistência de Movimento deve ser um dos novos recursos do Android 17, ele foi feito para diminuir o enjoo quando estiver em carros e ônibus.
Função quando ativada mostra uns pontos para indicar a direção que o veículo está fazendo, assim amenizando o desconforto em geral.
Essa é uma pequena melhoria que pode trazer um grande avanço de bem-estar para quem passa mal no transporte por esse motivo.
Recurso pode chegar oficialmente em 2026
Descoberto em 2024, Assistência de Movimento deve ser liberado oficialmente no Android 17, próximo versão do sistema que será lançado em 2026.

Ela está disponível no Google Play Services mais recentes, mas não é ativado no momento.
Para quem não sabe, muitas pessoas passam mal ao utilizar o telefone no transporte público e em veículos em geral, isso acontece pela tela estar parada, mas o corpo sente que está em movimento, o que acaba causando enjoo e mal-estar.
Para diminuir ou acabar com esse problema, o Assistência de Movimento irá colocar algumas bolinhas na tela, e elas irão se movimentar do mesmo jeito que o veículo, assim o cérebro entende que está em movimento, mesmo com o usuário olhando para a tela, o que acaba melhorando a viagem sem maiores problemas.

Algo interessante, é que os usuários poderão selecionar o que irá aparecer na tela além das tradicionais bolinhas, que são círculos, existe as opções de olho de peixe, diamante e meteoroide.
Outra opção importante serão as cores, são três cores diferentes para que o usuário escolha a melhor para chamar a atenção e assim conseguir utilizar o recurso da melhor forma possível, além disso, em opacidade o usuário pode selecionar se quer que as bolinhas fiquem mais ou menos visíveis.
Curiosamente, mesmo disponível no Google Play Services mais atual, ele não deve ser liberado para todos, já que iria precisar de permissões perigosas como sobrepor a tela a todo momento, inclusive nas telas que coloca senha, o que permitiria que falsas versões pedissem as mesmas permissões e o usuário fosse enganado.

Para evitar esse tipo de problema, a novidade irá estrear no Android 17, como será integrado ao sistema, as permissões já estariam corretas e não existirá formas de ser utilizando para enganar os usuários do SO.
Mas se o Google quiser, ainda poderia trazer para versões anteriores do Android, utilizando a API de sobreposição da tela, mas o recurso para aumentar a segurança deixaria de funcionar em telas de bloqueio, no painel de volume, em configurações, barra de status e notificações, o que na prática poderia deixar o recurso menos eficaz durante o uso.
Fonte: Androidauthority




Deixe um comentário