Empresa Xiaomi revelou que acha muito importante ter um chip próprio e que isso irá fazer diferença no futuro.
Afirma que vai muito além do preço mais baixo dos aparelhos, mas sim de como conseguirá unir software e hardware de forma única.
Controlar o ecossistema permite que as fabricantes aproveitem o máximo dos seus aparelhos.
Empresas serão divididas por ter ou não ter
Para Lu Weibing, CEO da Xiaomi, ter um chip proprietário é muito importante, o que permitirá aproveitar o hardware ao máximo.

Desenvolvedor o próprio SoC permite aproveitar por completo os recursos do sistema da melhor maneira possível.
Lu Weibing disse:
“Na minha percepção, as futuras marcas de celulares se dividem em duas categorias, com chips desenvolvidos por conta própria e sem chips desenvolvidos por conta própria. Chips desenvolvidos por conta própria não são apenas chips desenvolvidos por si mesmos, eles trazem as capacidades subjacentes do chip. A vantagem disso é que pode promover a integração profunda de software e hardware e proporcionar uma experiência melhor. Por exemplo, o controle de consumo de energia do iPhone é muito bom, ou seja, ele possui tanto um chip, um sistema operacional quanto seu próprio controle do ecossistema, resultado de acoplar essas três camadas.”

Essas palavras são bem interessantes, e mostram que a fabricante está voltando com tudo para o desenvolvimento de chips, algo que alguns anos atrás tinha abandonado.
Surge S1 foi o primeiro SoC da empresa e equipou o Mi 5C, mas apenas o dispositivo recebeu a inovação que era um chip mediano, que mais tarde, mesmo com 600 mil unidades vendidas, foi abandonado.
Então em 2021 a fabricante decidiu que o caminho seria apostar em um chip, mas não mediano, mas sim um verdadeiro top de linha, aí em 2024 lançou o XRING O1 no Xiaomi 15S Pro.

Os chips são tão importantes para a fabricante, que em 2021 ela anunciou que planeja investir muito dinheiro (quase 7 bilhões de dólares) durante pelo menos 10 anos.
Agora a empresa está trabalhando no XRING de segunda geração, que talvez também seja utilizado em carros, e será interessante de conferir o chip quando for lançado.
Como ele deixa claro, produzir seu próprio chip traz muitas vantagens como melhor consumo de bateria, maior conexão direta com o sistema e muito mais, então é algo que a fabricante realmente quer e continuará fazendo.
Fonte: Ithome




Deixe um comentário