Google permitirá que as pessoas instalem aplicativos não verificados no Android

Empresa voltou atrás e revela que o Android permitirá que as pessoas façam a instalação de aplicativos não verificados.

Isso significa que a instalação de APKs não irá mudar tanto como foi anunciado inicialmente, isso em grande parte pelas reclamações de lojas de terceiros e outros.

Mas existirá diversos avisos claros para que os usuários realmente estejam cientes dos problemas de instalar apps de lugares não confiáveis.

Liberdade e risco lado a lado

Google anunciou que irá manter um fluxo avançado que permitirá instalar aplicativos não verificados no Android.

Android logo

Essa grande mudança vem depois de lojas de terceiros e desenvolvedores reclamarem da certificação de apps, que seria obrigatória.

Anteriormente a empresa revelou que os desenvolvedores teriam que registrar seus aplicativos de Android, mesmo se não estivessem na Google Play Store, a medida é para segurança e evitar a instalação de cópias infectadas e outros.

Mas logo em seguida, a loja de aplicativos F-Droid revelou que essa mudança iria dificultar a instalação de APKs fora da loja oficial do Android, e com isso, o sistema iria perder a sua liberdade, já que apenas os apps certificados poderiam ser instalados.

Android 10 Logo

Com muitas reclamações, o Google agora diz que o programa de teste de certificação de apps está em fase de teste e que voltou atrás na parte de permitir que o Android instale apenas os apps certificados.

A mudança significa que os usuários avançados terão a capacidade de fazer a instalação de qualquer aplicativo, inclusive os baixados da internet e de qualquer lugar, certificado ou não.

Esse fluxo avançado segundo a empresa, está sendo desenvolvido para deixar claro para as pessoas os perigos que estão correndo ao fazer esse tipo de instalação, ainda mais em apps que não foram certificados por seus desenvolvedores.

Android 10 Logo

Isso significa que os APKs certificados poderão ser instalados de forma segura, os que não possuem esse certificado ainda poderão ser instalados de alguma forma, mas os usuários estarão cientes que eles podem ser perigosos de diversas formas, o que inclui roubo de dados, instalação de outros apps de malware e muitos mais.

No final, o Android ainda está mantendo a sua liberdade, que sempre caminhou lado a lado com os riscos de segurança, algo que não irá mudar no momento.

Fonte: Android Developers

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *