Google anunciou novas proteções para o sistema Android no Brasil, o que deixará o Android mais seguro a partir de dezembro.
Entre as inovações, tem a ativação das proteções contra roubo, que estarão funcionando por padrão.
Mas para evitar que usuários caiam em golpes, outra ferramenta está em teste no momento.
Proteção conta roubo será ativada por padrão
A partir de dezembro, o Google ativará proteções contra roubo por padrão em novos aparelhos e nos que fizerem uma restauração de fábrica.

Serão duas ferramentas que estarão sendo ativadas, assim os usuários não precisam fazer nada para ficarem protegidos de fábrica.
A primeira é o Bloqueio por detecção de roubo, recurso utiliza a inteligência artificial para detectar quando um aparelho está sendo roubado, assim conseguindo bloquear a tela e não permitindo que tenham acesso aos seus dados quando for roubado por alguém correndo ou de bicicleta.
A outra é o Bloqueio remoto, que permite bloquear o aparelho utilizando outro Android, computador e um navegador, assim o ladrão não conseguir ter acesso aos seus aplicativos e dados, o que se feito rapidamente, pode evitar muitos problemas.

Inclusive os policiais de São Paulo podem utilizar esse recurso para fazer o bloqueio dos dispositivos roubados, algo que já aconteceu mais de 5.000 vezes.
Lembrando que é possível ativar e desativar as proteções contra roubo/furto a qualquer momento.
Outras novidades estão chegando

Para proteger ainda mais os dados dos usuários e diminuir os roubos e furtos, o Google revelou que o FRP (Proteção de Restauração de Fábrica) não pode ser ignorado, o que irá exigir o a conta e senha da última pessoa que estava utilizando o aparelho para a restauração de fábrica ser iniciada, ao tenta burlar, uma tela irá surgir e deixará o aparelho inutilizável até que as credenciais corretas sejam digitadas.
E no Bloqueio remoto a inovação é uma pergunta de segurança no processo, ela é utilizada para garantir que apenas o dono possa fazer o bloqueio quando preciso.
Outra inovação que está em um projeto piloto no Brasil, é a proteção aprimorada para aplicativos financeiros durante chamadas, algo que está ativo no Itaú e Carteira do Google em aparelhos com o Android 11 ou mais recente.
Essa novidade irá alertar de um provável golpe quando estiver fazendo uma chamada de vídeo com alguma pessoa que não está nos contatos, o que evitará que você seja enganado e digite senhas que a outra pessoa visualize.
Juntos, esses e outros recursos estarão disponíveis para aprimoram a proteção do usuário em diversos setores, aumentando a segurança do Android e dos dados a todo momento.
Fonte: Blog Google
Deixe um comentário