Mali G1-Ultra, Mali G1-Premium e Mali G1-Pro são as novas GPUs anunciadas pela ARM.
Chegam com hardware mais atual, dedicada para Ray Tracing e claro otimizado para uso da inteligência artificial.
Além disso, chegam com otimizações e melhor eficiência em vários setores, o que se traduz em mais desempenho e menor consumo.
Melhor performance em games, IA e tem mais recursos
Arm começa destacando o poder da Mali G1-Ultra, que é a mais potente das GPUs anunciadas.

Em comparação com a anterior (Immortalis-G925), a Mali G1-Ultra traz 20% a mais de performance e na economia de energia são 9% a menos do uso da bateria por frame.
Algo que chama a atenção é que a placa de vídeo tem um hardware dedicado para Ray Tracing, ele também é independente, o que permite ser desligado, o que ajuda na economia de energia, se desligando quando não é utilizado.
A tecnologia chega com a segunda geração de Ray Tracing Unit (RTUv2) da Arm, que traz o dobro do desempenho da anterior, o que significa mais desempenho, por exemplo, em Arena Breakout a performance está 25% melhor, em Genshin Impact a melhoria é de 17% e em Fortnite o aumento é de 11%.
Outra novidade é o aumenta de taxas de quadro em 40%, o que significa que tudo estará melhor, mesmo com recursos de iluminação, reflexo e sombras estiverem ativos.

Na inteligência artificial a Mali G1-Ultra chega com nova instrução FP16 de MMUL (Unidade de Multiplicação de Matriz), que permite aproveita a GPU para esse tipo de tarefa.
Com a IA sendo acelerada pela placa de vídeo, em comparação com a geração anterior, é visto melhorias de até 104% no reconhecimento de fala, aprimoramento de imagem, redução e ruído, estimativa de profundidade e detecção de objetos.
Mali G1-Ultra, Mali G1-Premium e Mali G1-Pro aproveitam melhorias no nível do núcleo, o que significa que possuem núcleos de sombreamento de pilha dupla que dobram a largura e um aumento nos registros do Fast Acess Uniform, que minimiza as buscas de memória durante a execução do sombreador.

Esses dois itens permitem iluminação em tempo real e renderização baseada em física.
Elas também são equipadas com o Arm IRD (Image Region Dependencies) que é um agendamento inteligente que permite que a placa de vídeo lide com diferentes partes da tela ao mesmo tempo, o que ajuda a aumentar o desempenho e reduz o tempo ocioso em cenas complexas.
Por fim, ainda chegam com Arm ASR (Arm Accuracy Super Resolution), que é a tecnologia de upscaling temporal que melhora a qualidade da imagem e reduz a carga, algo que já é utilizado no Fortnite.
Lançamento
Assim como os novos núcleos C1-Ultra, C1-Premium, C1-Pro e C1-Nano, as novas GPUs Mali G1-Ultra, Mali G1-Premium e Mali G1-Pro estarão nos hardwares de nova geração que devem ser apresentados futuramente.
Deixe um comentário