Aplicativos precisam de compatibilidade de 64 bits no Android TV e Google TV

Google revelou que os aplicativos precisam ter compatibilidade de 64 bits nos sistemas Android TV e Google TV.

Essa já é uma mudança existente nos dispositivos móveis, mas só agora a empresa começa a falar para os apps de televisores.

Alteração chegará para trazer maior desempenho e muitas outras melhorias e aprimoramentos em geral.

Será obrigatório em 2026

As aplicações para o Android TV e Google TV terão que contar com suporte 64 bits, os desenvolvedores terão um ano completo para trabalhar nisso.

64bits

Para o sistema Android e seus dispositivos móveis, 64 bits virou uma obrigação em agosto de 2019, algo que continua até hoje.

Agora é a vez do mesmo acontecer nos sistemas que equipam televisores, caixa box e outros dispositivos para deixar a TV mais inteligente.

O Google fala que a obrigatoriedade para os aplicativos começa a valer a partir de agosto de 2026, então tem um ano para os desenvolvedores trabalharem com calma no suporte.

Atualmente muitos chips chegam com suporte para 64 bits, mas muitas aplicações não aproveitam os benefícios da arquitetura.

Android ganha suporte para tamanho de página de 16 KB

Entre as muitas melhorias, a maior é a melhor performance, que traz mais rapidez para diversos setores, inclusive abrindo os apps de forma mais veloz.

Outro item necessário, é que os aplicativos de 64 bits precisam ser compatíveis com tamanho de página de 16KB, que também traz otimizações, aprimorando o desempenho em geral nos dispositivos compatíveis.

A empresa deixa claro que o suporte para 32 bits continua e que os desenvolvedores precisam manter o suporte para as duas arquiteturas.

64 bits

Além disso, os desenvolvedores precisam usar o App Bundles para que os usuários recebam apenas os binários que irão utilizar no aparelho, o que deixará as aplicações menores possíveis.

Essas mudanças serão obrigatórias em agosto de 2026, então os desenvolvedores precisam lançar aplicativos com suporte para 64 bits no Android TV e no Google TV a partir dessa data para que as aplicações se mantenham disponíveis na loja Google Play Store.

Fonte: Android Developers

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *