Google revelou que o Android está mais seguro contra golpes, scam, além de receber melhorias importantes na proteção em geral.
Todos os mais recentes recursos anunciados foram revelados e juntos aumentam a segurança e privacidade.
Intenção é aumentar a proteção e evitar que os usuários sejam enganados por golpes conhecidos.
Proteções contra golpes conhecidos
Google revela que trabalhou muito para ajudar os usuários a se livrarem de golpes conhecidos, o que acaba aumentando a segurança.

Já revelado, a proteção contra a desativação do Google Play Protect durante uma ligação está ativada no Android 6 ou mais atual, o que não permitirá desligar o recurso e nem instalar apps maliciosos.
Mas esse recurso também ajuda ao não permitir a instalação e apps de um navegador, apps de mensagem ou outra fonte não verificada e ao tentar conceder permissões de acessibilidade, que praticamente libera o acesso ao aparelho e facilita o roubo de dados.

Outra novidade recente, é a chegada da função que indica que pode estar caindo em um golpe ao acessar o aplicativo de banco durante um compartilhamento de tela, já que será possível a outra pessoa ter acesso aos dados, inclusive a senha.
Android 11 ou mais recente é necessário para aproveitar as novidades.
Google Mensagens tem proteção em tempo real e combate à fraude

Para quem utiliza o Google Mensagens, a novidade é a chegada da proteção em tempo real, que ajuda até mesmo em detecção de golpes.
A inteligência artificial é utilizada para verificar se está acontecendo um golpe, fazendo todo o processamento dos dados no dispositivo, algo excelente para a privacidade.
Com a intenção de avisar quando alguém está se passando por alguém que conhece, agora o aplicativo de mensagem do Google tem um recurso de combate à fraude.
Chamado de Verificador de Chaves, ele traz uma maneira visual de conferir se está falando com a própria pessoa, algo que pode ser conferido por código QR ou comparação de números.

O recurso usa chaves criptografadas de ponta a ponta, e consegue identificar quando o chip da outra pessoa está sendo utilizado em outro aparelho, o que na maioria das vezes é como os ataques de troca de SIM funcionam e enganam as pessoas pedindo dinheiro e outros.
Função chegará em alguns meses para aparelhos com o sistema Android 10 ou mais atual.
Google Play Protect detecta apps tentando enganar

Outra inovação vem no Google Play Protect, que está recebendo a detecção de ameaças ao vivo, que agora verificar quando os apps mudam de ícone ou tentam se esconder.
Essas ações são feitas para dificultar encontrar a aplicação mal-intencionada, mas agora com a proteção ativada, o usuário será avisado do comportamento enganoso e poderá ser desinstalar o app de forma simples.
Inovação estará disponível nos Google Pixel 6 ou mais recente e em dispositivos selecionados de fabricantes nos próximos meses.
Fonte: Security Googleblog
Deixe um comentário