Notícias

Apps que possuem serviços de acessibilidade e utilizam de outra forma serão removidos da loja do Android

Acessibilidade

O Google está querendo proteger ainda mais os usuários, para isso, a nova iniciativa é retirar da loja Google Play os aplicativos que estão utilizando de outra forma os serviços de acessibilidade.

Hoje em dia a segurança é algo mais do que necessário para todos os sistemas e usuários, por isso, é preciso fazer algumas alterações e até remoções.

Apps que possuem serviços de acessibilidade e utilizam de outra forma serão removidos da loja do Android em até 30 dias, isso, se não houver nenhuma modificação por parte dos desenvolvedores.

Acessibilidade

Para quem não sabe, os serviços de acessibilidade foram criados especialmente para quem tem alguma deficiência, eles podem ser ativados para muitas funções, podemos melhorar a leitura, ativar a fala e muito mais.

Nesse caso, o Google criou uma API especialmente para os aplicativos utilizarem esse recurso de forma nativa, o que é excelente para tem está utilizando, mas infelizmente nem todos os desenvolvedores estão usando da forma que deveria.

Muitos dos aplicativos estão utilizando os serviços de acessibilidade para utilizar a sobreposição e muito mais, itens que podem até atrapalhar a usabilidade de alguns recursos.

O problema é que dependendo da permissão, esses aplicativos podem colocar os usuários do sistema Android em perigo, por isso, o Google resolveu fazer modificações e remover os apps que não seguirem os procedimentos.

Android cadeado

Confira tudo o que o Google falou:

“Os aplicativos que solicitam serviços de acessibilidade só devem ser usados ​​para ajudar os usuários com deficiência a usar dispositivos e aplicativos Android. Seu aplicativo deve cumprir nossa política de permissões e os requisitos de divulgação proeminente da nossa política de dados do usuário. Ação necessária: se você ainda não está fazendo isso, você deve explicar aos usuários como seu aplicativo está usando o ‘android.permission.BIND_ACCESSIBILITY_SERVICE’ para ajudar os usuários com deficiência a usar dispositivos e aplicativos Android.”

Então os desenvolvedores possuem 30 dias para realizarem as mudanças necessárias, se nada for feito, os apps serão removidos da loja de uma vez.

Nos últimos meses o Google vem trabalhando pesado na segurança do sistema Android, ao Google Play Protect é um dos recursos que mostram como eles estão preocupados em manter os usuários seguros.

Via: Phonearena

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *