VoLTE, tecnologia de ligação em 4G está chegando na operadora Tim a partir desse mês

Ligação de voz em 4G está chegando ao Brasil, tecnologia VoLTE está sendo ativada na operadora TIM.

Finalmente o Brasil começa a receber uma nova tecnologia para ligações de voz, a promessa é que a novidade traga uma chamada com mais qualidade.

VoLTE, tecnologia de ligação em 4G está chegando na operadora Tim a partir desse mês, inicialmente somente algumas cidades receberão a novidade, mas no futuro mais regiões terão suporte para esse novo recurso.

No Brasil dificilmente ouvimos falar sobre VoLTE e não poderia ser diferente, a tecnologia não está ativa por aqui, mas ela é muito conhecida e utilizada em muitas partes do mundo.

O que é VoLTE

VoLTE Logo

Para quem não conhece, a tecnologia VoLTE significa “Voice over Long-Term Evolution” (em português significa algo como “Voz sobre Evolução a longo Prazo” ou resumindo “Voz sobre 4G”), ele é mais um padrão criado pela GSMA, associação GSM que é a responsável e representa os interesses de várias operadoras e empresas de dispositivos móveis, essa nova tecnologia tem perfis específicos para controle e planos de mídia de serviço de voz em 4G, utilizando essa rede, temos até três vezes mais capacidade de voz contra o tradicional 3G.

VoLTE significa que teremos uma qualidade e um som mais limpo durante as ligações, o melhor é que o aparelho sempre se manterá no 4G e não precisará trocar para o 3G para fazer uma ligação.

A melhoria de qualidade será vista diretamente nos aparelhos compatíveis, nos aparelhos que não são compatíveis, a ligação será feita normalmente, quando um aparelho com VoLTE liga para um 3G, a qualidade da ligação fica como conhecemos atualmente, a qualidade da chamada também é diminuída (ficando como as ligações 3G) se a ligação for feita para outras operadoras que não utilizam o VoLTE nesse momento.

VoLTE na operadora TIM

Logo Tim

Inicialmente a TIM tem planos de trazer a tecnologia VoLTE para Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Rio Branco ainda nesse mês de julho, a tecnologia já está sendo testada em São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda sem data definida para ser liberada.

O melhor é que os consumidores da TIM que possuem smartphones mais recentes não precisarão adquirir um novo aparelho, já que dispositivos de vários preços com 4G já possuem suporte para a tecnologia VoLTE.

Via: Minhaoperadora

Leia mais sobre a TIM em nossa “Seção Operadora TIM“.

Share This

About the author

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um × um =