Tecnologias

VoLTE, tecnologia de ligação em 4G está chegando na operadora Tim a partir desse mês

VoLTE TIM Logo

Finalmente o Brasil começa a receber uma nova tecnologia para ligações de voz, a promessa é que a novidade traga uma chamada com mais qualidade.

VoLTE, tecnologia de ligação em 4G está chegando na operadora Tim a partir desse mês, inicialmente somente algumas cidades receberão a novidade, mas no futuro mais regiões terão suporte para esse novo recurso.

No Brasil dificilmente ouvimos falar sobre VoLTE e não poderia ser diferente, a tecnologia não está ativa por aqui, mas ela é muito conhecida e utilizada em muitas partes do mundo.

O que é VoLTE

VoLTE Logo

Para quem não conhece, a tecnologia VoLTE significa “Voice over Long-Term Evolution” (em português significa algo como “Voz sobre Evolução a longo Prazo” ou resumindo “Voz sobre 4G”), ele é um padrão criado pela GSMA, associação GSM que é a responsável e representa os interesses de várias operadoras e empresas de dispositivos móveis, essa nova tecnologia tem perfis específicos para controle e planos de mídia de serviço de voz em 4G, utilizando essa rede, temos até três vezes mais capacidade de voz contra o tradicional 3G.

VoLTE significa que teremos uma qualidade e um som mais limpo durante as ligações, o melhor é que o aparelho sempre se manterá no 4G e não precisará trocar para o 3G para fazer uma ligação.

A melhoria de qualidade será vista diretamente nos aparelhos compatíveis, nos aparelhos que não são compatíveis, a ligação será feita normalmente, quando um aparelho com VoLTE liga para um 3G, a qualidade da ligação fica como conhecemos atualmente, a qualidade da chamada também é diminuída (ficando como as ligações 3G) se a ligação for feita para outras operadoras que não utilizam o VoLTE nesse momento.

VoLTE na operadora TIM

Logo Tim

Inicialmente a TIM tem planos de trazer a tecnologia VoLTE para Fortaleza, Maceió, Recife, Natal, Brasília, Campo Grande, Teresina, Boa Vista e Rio Branco ainda nesse mês de julho, a tecnologia já está sendo testada em São Paulo e Rio de Janeiro, mas ainda sem data definida para ser liberada.

O melhor é que os consumidores da TIM que possuem smartphones mais recentes não precisarão adquirir um novo aparelho, já que dispositivos de vários preços com 4G já possuem suporte para a tecnologia VoLTE.

Via: Minhaoperadora

Leia mais sobre a TIM em nossa “Seção Operadora TIM“.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *