Lenovo, Tutoriais e Dicas

Como instalar a ROM indiana ou chinesa de fábrica no Lenovo Zuk Z2 ou Zuk Z2 Plus

Hoje iremos ensinar como instalar uma nova ROM de fábrica em seu smartphone Lenovo Zuk Z2 ou como é conhecido na Índia por Lenovo Z2 Plus.

Primeiro você precisar ter o aparelho com no mínimo 50% de bateria, todos os dados do smartphone serão apagados, por isso, fazer um backup dos seus dados é essencial.

Algum dia você pode precisar, para recuperar o seu aparelho, por isso, ensinaremos como instalar a ROM de fábrica Chinesa e Indiana no Lenovo Zuk Z2 (Plus), todo o processo é muito simples de ser realizado, basta prestar atenção no que está fazendo.

O procedimento foi todo feito em um computador com Windows 10 64bits, mas deverá funcionar normalmente em versões diferentes.

Todo o tutorial foi testado várias vezes e dificilmente poderá dar errado, mesmo assim, você é o único responsável por qualquer coisa que possa acontecer ao seu aparelho.

Lenovo Zuk Z2

Como instalar a ROM indiana ou chinesa de fábrica no Lenovo Zuk Z2 ou Zuk Z2 Plus

Você precisar baixar os seguintes itens para seu computador:

Você terá que descompactar a ROM que escolheu para o seu uso, para descompactar use a senha ask.lenovomobile.com para a ROM chinesa, faça o mesmo com o ADB, instale o QPST (talvez na instalação também seja necessário instalar o Microsoft Visual, ele já faz parte do pacote, por isso, instale também) e os dois drives.

USB Debugging

Agora precisamos no Zuk Z2, entrar em configurações (Settings), logo depois aperte em sobre (about), aperte em 7 vezes em “Zui Version” até aparecer “You are now a developer!”, agora volte uma tela e escolha opções avançadas (Advanced Settings), em opções de desenvolvedor (Developer Options), deixe ativada a opção (USB debugging).

notificação ADB

Conecte o smartphone no computador e aperte em “Ok” na mensagem que irá aparecer na tela do smartphone, no PC, vá na pasta do ADB, segure o shift no teclado e aperte o botão direito do mouse e selecione a opção “Abrir uma janela de comando aqui”, irá abrir uma tela parecida com essa abaixo:

Zuk Z2 ADB

Agora para confirmar que tudo está funcionando, copie adb devices e cole na janela do ADB, talvez ele irá pedir mais uma confirmação no smartphone, selecione “Ok”, copie o comando adb reboot edl para que seu Lenovo Zuk Z2 entre em modo de download, que permite instalar a nova ROM.

Zuk Z2 ADB

Se seu smartphone não estiver funcionando corretamente, você terá que entrar no modo download de maneira manual, para isso, você terá que desligar o aparelho, desconectar do PC, segure o botão de aumentar o volume, logo depois o botão de ligar por 0.5 segundo e plugue o cabo USB do PC ao mesmo tempo, sim é difícil e muito chato, mas uma hora você irá conseguir.

No PC entre no QFIL (ele foi instalado com o QPST), aperte o botão direito do mouse sobre o nome QFIL e selecione a opção “Executar como administrador”,  se fez tudo certo até agora, quando entrar no software irá ver a mesma imagem abaixo, deverá estar escrito bem grande no topo Qualcomm HS-USB QDLoader 9008, se não estiver escrito isso no topo, tem algo errado, então refaça os passos anteriores para colocar o Lenovo Zuk Z2 em modo de download.

Qfil Zuk Z2

Se estiver tudo certo, vamos seguir em frente, no QFIL, na seção Select Build Type escolha a opção “Flat Build”, na seção Select programmer aperte em “browse…” e escolha a pasta da ROM, ela estará vazia, em “FireHose Programmer” que fica localizado perto do botão de abrir, selecione a opção “All Files” agora todos os arquivos serão mostrados, selecione o arquivo prog_emmc_firehose_8996_ddr.elf e aperte em abrir.

Qfil Zuk Z2

Na seção “Download” você precisar apertar em “Load XML…”, selecione o arquivo “rawprogram0” e aperte em abrir, logo depois selecione o arquivo “patch0” e aperte abrir novamente.

Qfil Zuk Z2

Com tudo feito de maneira correta, o botão azul escrito “Download” ficará azul como na imagem acima, agora basta apertar para iniciar a transferência da nova ROM, o procedimento irá demorar alguns poucos minutos, no final, a tela irá mostrar “Download Succeed” em azul, isso quer dizer que tudo saiu como planejado, veja a imagem abaixo:

Qfil Zuk Z2

Após ver a mensagem que o procedimento foi concluído, você já pode ligar o aparelho, ele irá vibrar por alguns segundos, mas ligará já com a nova ROM instalada.

Pronto o seu Lenovo Zuk Z2 já pode ser usado normalmente, lembrando a primeira coisa que você precisa verificar é se existe atualização para o sistema, para isso, basta apertar no aplicativo “System Update”, mas na chinesa é necessário usar VPN para mostrar que você está na China e conseguir fazer o download da nova versão, na indiana o download pode ser feito de qualquer lugar do mundo sem precisar de VPN.

Por fim, para deixar o seus aplicativos em sua linguagem, recomendamos que você confira nosso tutorial de deixar qualquer Android em português.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

105 Comments

    1. Michel, desculpe a demora para responder, pode ser algo simples que você esqueceu como abrir o QFil como um administrador, mas também pode ser incompatibilidade do Windows, nesse caso, crie uma pasta com o nome de zuk no drive C:, coloque todos os arquivos do tutorial nela e tente fazer o procedimento novamente, incluindo abrir o QFil como um administrador.
      Caso não dê certo, basta tentar em outro computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *