Tutoriais e Dicas

Como alterar o idioma do sistema Android para qualquer linguagem

MoreLocale 2

O Android é um sistema que chega com muitos idiomas, mas muitas fabricantes gostam de usar apenas os idiomas que são interessantes para os países em que o aparelho será lançado, assim consumidores de outras linguagens acabam ficando sem o sistema no seu idioma tradicional, por isso, saber “instalar um idioma” no Android é essencial.

Aqui no site Ajudandroid, anos atrás ensinamos como mudar a linguagem do seu Android, o novo primeiro tutorial foi o mude o idioma dos aparelhos Android com o aplicativo Morelocale2.

Hoje ensinaremos como alterar o idioma do sistema Android para qualquer língua e assim ter todos os aplicativos compatíveis com a linguagem do seu país de origem.MoreLocale 2

O maior problema é que o tutorial agora é ultrapassado e não funciona em aparelhos com o Android 6.0 Marshmallow ou superior, isso significa que o tutorial citado só irá funcionar perfeitamente no Android 5.1 ou versões anteriores.

Mas hoje iremos ensinar como mudar a linguagem do Android em qualquer aparelho, mesmo se ele não tiver o idioma que você quer utilizar.

Como primeiro passo recomendamos que você baixe um aplicativo para mudar o idioma, aqui desde que conheço o Android, só uso o MoreLocale 2, basta apertar no nome para ir direto para a loja Google Play e iniciar o download do aplicativo.

Depois que o aplicativo é instalado, é necessário abrir o MoreLocale 2, ao lado do nome do aplicativo aperte nos “…”, logo depois aperte em “Add Locale”, na aba que irá abrir, em “Label” escreva “português”, em “Language” digite “pt” e em “Country” digite “BR”, em “variant” não escreva nada, logo depois aperte em “Add”.

MoreLocale 2

Agora aperte no português que acabou de adicionar, irá aparecer uma mensagem, ela está falando que você precisa autorizar o aplicativo para que ele possa modificar o idioma.

Para autorizar é necessário baixar o ADB para o seu computardor, baixe a versão mais recente no ADB e Fastboot são lançados de forma oficial sem o SDK, logo depois descompacte o arquivo e entre na pasta, na pasta segure o shift e aperte o botão direito do mouse e escolha a opção “Abrir aqui uma janela de comando”.

ADB abrir janela de comando

No smartphone com o sistema Android é necessário que você vá em configurações (settings), logo depois em sobre o telefone (about), e em número da versão (Version) aperte cerca de 8 vezes até virar um desenvolvedor (You are a developer), agora volte uma tela e entre na opção de desenvolvimento e agora ative a opção “USB Debugging”, lembrando que alguns aparelhos a opção de desenvolvimento fica em outro lugar, por exemplo, o Lenovo Zuk Z2, a opção de desenvolvimento depois de ativada é localizada “Advanced Settings” e se chama “Developer options”, mas normalmente na maioria das vezes essa opção fica em configurações.

notificação ADB

Com a opção USB Debugging ativa, conecte o smartphone ou dispositivo Android em seu PC, no aparelho irá aparecer uma pergunta, aperte em “ok” para confirmar, logo depois no ADB, cole o texto em negrito adb devices e aperte enter no teclado, ele serve para conferir se o aparelho está conectado certinho no computador, se preciso aperte novamente “Ok” no dispositivo Android.

ADB janela de comando

Agora basta colar no ADB o seguinte texto em negrito adb shell pm grant jp.co.c_lis.ccl.morelocale android.permission.CHANGE_CONFIGURATION e aperte enter no teclado, quando executar esse comando o Android já estará em português do Brasil.

ADB janela de comando

Infelizmente o MoreLocale 2 e outros aplicativos conhecidos atualmente só conseguem deixar o idioma em português para aplicativos e jogos que possuem esse idioma disponível, as opções do Android, menus e itens exclusivos das fabricantes ou operadoras não são traduzidas.

Apesar do texto para seguir ser muito grande, o procedimento é muito simples e rápido, você deverá demorar cerca de dois minutos ou até menos para conseguir fazer todo o procedimento e deixar o sistema em português.

Google Play Brasil

Lembrando que esse procedimento não traz qualquer problema ao seu aparelho Android, você não irá perder a garantia do aparelho ou qualquer coisa parecida, para que o sistema volte ao normal, basta fazer uma restauração de fábrica.

Depois de finalizar a troca de idioma, lembre-se de desligar a opção “USB Debugging”.

Para trocar o idioma para outra linguagem que não seja do Brasil e português, recomendamos que você pesquise as siglas corretas para o seu uso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

8 Comments

  1. Infelizmente não consegui, exibe:

    C:\Program Files (x86)\Android – platform-tools-latest-windows\platform-tools>ad
    b shell pm grant jp.co.c_lis.ccl.morelocale android.permission.CHANGE_CONFIGURAT
    ION
    adb server version (31) doesn’t match this client (39); killing…
    * daemon started successfully *
    error: no devices/emulators found

    Alguém pode me ajudar? Do que entendo, exibe que não existe celular conectado, algo do gênero, mas quando ligo o USB no pc, abre para transferir arquivos normalmente no computador.

    Obrigado.

  2. Valeu campeão, já tinha tentado outros métodos e não tinha dado certo já estava aflito, mas, com seu tutorial deu td certinho, obrigado abraços.

  3. bom dia, tentei executar a dica num alcatel A30 comprado nos EUA, sem sucesso. Ele vem com o android 7.0. o problema é que ao clicar as 8 vezes na versão do android aparece um grande N na tela e se clico ali aparece uma carinha e se clica de novo um simbolo de proibido… tentei das duas maneiras voltar ao menu e localizar o USB debbuging sem sucesso. testei na tela de comando (no PC) mas dá mensagem de que não esta rodando o programa. alguma sugestão? Obrigado.
    https://uploads.disquscdn.com/images/38badea914570ae468173d226fd6c7bce7575af5f5f34c509d1e860d8b8b330e.jpg

    1. Juliano você precisa ativar a opção de desenvolvimento do sistema, você precisa apertar sobre a versão do Android e não segurar, se segurar realmente vai para a tela com o simbolo do Android.
      Somente com a opção de desenvolvimento é possível seguir no tutorial.

  4. Muito obrigado!! Rodei por diversos sites, tentei várias coisas diferentes e nada funcionou. Quando já estava desacreditado encontrei essa explicação que, de tão simples, parecia mentira rs.
    Um grande abraço!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *