Notícias

Relatório revela que alguns smartphones de baixo custo estão enviando dados sem consentimento do usuário

mulher smartphone

A privacidade é algo muito importante inclusive quando estamos em nosso smartphones, mas infelizmente nem sempre estamos seguros quando usamos os aparelhos da forma que chegam ao mercado.

Relatório revela que alguns smartphones de baixo custo estão enviando dados sem consentimento do usuário, algo que não pode e nem deveria acontecer.

A Kryptowire é uma empresa de analise, eles conseguiram identificar um conjunto de software desenvolvido pela AdUps que consegue recolher os dados dos aparelhos e usuários.

A AdUps é conhecida por ter um software que recolhe apenas dados necessários para manter os aparelhos de algumas fabricantes sempre atualizados.

Mas a Kryptowire descobriu que existe um novo software da AdUps que está até mesmo recolhendo dados dos usuários, dados como SMS, registros de chamadas, lista de contatos, informações sobre IP, dados do IMEI e muitas outras informações confidenciais. Além disso tudo, o software é capas de localizar palavras chaves nas mensagens e até mesmo monitorar o uso de aplicativos.

Com toda essa informação recolhida, o software envia os dados para dois servidos de IP único na China, claro que tudo sem o consentimento do usuário ou qualquer aviso do que está ocorrendo.

Amazon Prime Moto G4 e o BLU R1 HD

Um dos aparelhos que está em destaque nos EUA e que está tem o software é o Blu R1 HD que conhecemos em “Amazon usa anúncios para deixar smartphone com Android mais baratos”, que conquistou muitas pessoas pelo seu preço extremamente baixo.

A própria Amazon e a fabricante Blu já anunciaram o lançamento de uma atualização para remover o software.

Para a AdUps a responsabilidade de usar o software é das próprias fabricantes, essa versão que coleta essas informações foi feita para uma fabricante chinesa em especial que queria recolher dados dos usuários para conseguir fornecer um melhor pós-venda o que inclui a identificação de SMS e ligações indesejadas.

A estimativa é que o software está equipado em mais de 700 milhões de dispositivos Android no mundo todo.

AdPlus fala que não tem relações com o governo chinês como muitos estão pensando.

O pior é que isso mostra como o sistema Android está vulnerável por ter aplicativos instalados de fábrica em muitos aparelhos, muitos desses apps nem podem ser removidos, o que piora a situação dos consumidores que sabem apenas o básico do sistema.

Via: NYT

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *