Notícias

Por exigir seus aplicativos no sistema Android, Google terá que pagar 6 milhões de euros na Rússia

Google Logo

Ultimamente o Google vem sofrendo muitos processos em várias partes do mundo, por isso, uma hora ou outra, a empresa iria receber uma punição.

Por exigir seus aplicativos no sistema Android, Google terá que pagar 6 milhões de euros na Rússia.

Primeiro você precisa saber “Você sabia? Google comprou o Android e não foi o inventor do sistema”, desde que o Android foi lançado oficialmente, o Google exige que seu aplicativos sejam instalados em aparelhos que chegam nas lojas.

Google Logo Apps

De início, essa pratica não incomodou muitas empresas e acaba incomodando mais os usuários que tinha que conviver com alguns apps do Google que eles nunca iriam usar.

Ao longo dos anos, todos nós podemos acompanhar que os telefones evoluíram para os smartphones (telefones inteligentes) e caiu no gosto do mundo todo, com só um aparelho é possível filmar, tirar fotos, escutar músicas, ter GPS, fazer ligações, mensagens, jogar e claro acessar a internet em qualquer lugar.

Com toda essa facilidade, em grande parte do mundo os smartphones atuais chegam a ser mais usado do que os computadores, por isso, quem domina esse mercado consegue ganhar muito dinheiro.

google-play-novos-icones-desembolso-1

No controle do sistema Android, ao longo do tempo o Google foi formando alianças e colocando algumas regras para as fabricantes que queriam ter acesso a loja do Android (atual Google Play, anteriormente conhecida como Android Market).

Essa clausula é muito específica no contrato do Google com as fabricantes, todo aparelho que tem a loja Google Play precisa passar por testes e ter outros aplicativos do Google instalados e definidos por padrão.

Isso também pode ser considerado monopólio por muitas empresas e até mesmo por órgãos governamentais, algo que podemos ver em “Na Rússia Google perde no tribunal mais uma vez e terá que parar de exigir apps pré-instalados no país”.

Na Rússia especificamente, tudo começou quando a Yandex, um famoso buscador na internet, começou a acusar o Google de usar sua posição dominante no Android para não permitir que as fabricantes usem apps de outras empresas.

Google Apps

Depois de um ano, o serviço de antimonopólio da Rússia conclui as suas pesquisas e revela que realmente o Google está forçando as fabricantes usarem somente os seus aplicativos e impedindo que outras empresas possam fazer acordo com as fabricantes para que outros app fora os padrões possam chegar nos smartphones.

O Google ainda tentou recorrer da sentença, mas não teve jeito, por tentar monopolizar e assim afastar empresas concorrentes de seus serviços no sistema Android, Google terá que pagar 6 milhões de euros na Rússia.

Com o fim desse processo, o Google deverá repensar um pouco essa estratégia de exigir seus aplicativos para as fabricantes na Rússia e quem sabe até em outras partes do mundo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *