Notícias

Malware engana usuários ao se disfarçar de WhatsApp, Facebook, Google Play, Uber e muitos outros

Android Malware

As ameaças virtuais estão evoluindo muito rápido para conseguir enganar as pessoas, até mesmo quando você acha que está usando um aplicativo tradicional, na verdade ele pode ser um malware disfarçado.

Um novo malware engana usuários ao se disfarçar de WhatsApp, Facebook, Google Play, Uber e muito outros aplicativos conhecidos e usados no mundo todo.

O malware começou a se espalhar na Dinamarca, mas agora ele já está em boa parte dos países da Europa, mas fatalmente no futuro irá chegar em muitas outras regiões no mundo todo.

malware Android

Para conseguir espalhar o vírus, os desenvolvedores usam o SMS como principal forma de propagação, esse novo malware é uma modificação do RuMMS que afetou a Rússia, mas nessa versão chega com melhorias incríveis.

Quando o usuário recebe um SMS que contém um link aparentemente legitimo, ao clicar irá baixar o malware para seu smartphone.

Ao ser baixado e instalado o malware já começar a ver quais aplicativos que estão sendo usados e quais estão em segundo plano, logo depois a intenção é ficar parecido com os aplicativos oficiais que você usa em seu smartphone Android.

Android Malware

Ele possui a habilidade de imitar aplicativos conhecidos como o WhatsApp, loja Google Play, Uber, Facebook, Viber, WeChat, YouTube e muitos outros.

Na hora que o usuário for usar um desses aplicativos ele nunca irá se quer pensar que é o malware imitando os apps para conseguir dados, na maioria das vezes a intenção é conseguir dados de cartão de credito, por isso, ele sempre irá pedir para você digitar seus dados para conseguir comprar algo ou manter sua conta em dia.

Depois de infectar os smartphones os desenvolvedores do malware ainda continuam enviando SMS para que o usuário clique, na Dinamarca somente em uma campanha de SMS o malware conseguiu gerar mais de 130.000 cliques no link falso.

Android Malware

A recomendação é a mesma, só baixe aplicativos e jogos para o seu smartphone na loja oficial do Android (Google Play), nunca clique em links que você não conheça.

Para melhorar a sua segurança recomendamos que leia “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android parte 1”.

Via: Fireeye

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *