Motorola, Tutoriais e Dicas

Android 6.0 Marshmallow, tutorial para instalar no Moto Maxx

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

O novo sistema está sendo testado, mas o Android 6.0 Marshmallow de teste pode ser instalado em seu Moto Maxx se seguir nosso tutorial.

Dias atrás, falamos que a Motorola lançou a atualização para o Moto Maxx, com a chegada do novo sistema, somente alguns poucos usuários que estão no programa de teste da fabricante receberam a nova versão.

Agora essa versão de teste vazou e em nosso tutorial você aprende como instalar o Android 6.0 Marshmallow em seu Moto Maxx.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Lembrando que essa é uma versão de teste e que pode apresentar alguns problemas, então se usa o aparelho para trabalho, recomendamos manter a versão atual do sistema.

Como sempre, antes de qualquer tutorial é necessário fazer o backup dos seus dados, muitos usuários tiveram todos os seus arquivos apagados, portanto, faça a cópia dos seus dados.

Não será possível voltar ao Android 5.0 depois de instalar a nova versão, então pense bem antes de fazer o procedimento.

Tutorial Android 6.0 Marshmallow Moto Maxx

Primeiro você precisa estar com uma versão oficial do sistema e que seja Retail “sem operadora”, para conseguir fazer isso, confira nosso tutorial para instalar a firmware (ROM) oficial de fábrica no Moto Maxx.

Lembrando que depois de seguir esse procedimento acima, você terá que atualizar o sistema para a versão com o final 16 do Android 5.0.2 Lollipop, para isso vá “Configurações”, “Sobre o telefone” e aperte em “Atualizações do sistema”.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com todos os requisitos acima completados, você precisa baixar o arquivo OTA do Android 6.0 Marshmallow para o Moto Maxx.

Logo depois de baixar você precisa colocar o arquivo na memória do Moto Maxx, só coloque na memória e não coloque em nenhuma pasta.

Se o download foi feito diretamente no aparelho, recomendamos usar o Astro File Manager para conseguir mover o arquivo para a memória interna do aparelho.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com o arquivo no lugar certo, você precisa ir em “Configurações”, “Sobre o telefone” e em “Atualizações do sistema”, pronto o Moto Maxx irá achar o arquivo OTA e basta você confirmar, logo depois ele irá copiar para a memória alguns arquivos e a atualização para o Android 6.0 Marshmallow será iniciada.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Quando o Moto Maxx iniciar a atualização para o Android 6.0 Marshmallow, você terá que esperar alguns minutos para usar o smartphone novamente, já que demora um bom tempo para completar a instalação e a otimização dos aplicativos e sistema.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Com a atualização concluída, você poderá aproveitar normalmente o seu Moto Maxx rodando com o Android 6.0 Marshmallow.

Moto Maxx Android 6.0 Marshmallow

Até o momento, estou testando e gostando do resultado, o sistema está mais leve e com novas animações, a bateria parece que teve uma boa melhora, mas ainda é cedo para dizer algo, já que estou usando faz poucas horas.

Se quiser fazer o procedimento você não terá nenhum tipo de problema, mas lembre-se de fazer uma cópia dos seus arquivos para se prevenir caso seus dados sejam apagados.

Atualização: 13/04/2016 hoje foi liberada uma nova versão de teste, depois de seguir o tutorial acima, faça o procedimento abaixo:

Se já estiver com a versão 24.61.61 pode fazer esse procedimento sem qualquer problema, se não estiver primeiro siga o tutorial acima.

Baixe o arquivo Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR, passe para a memória do aparelho sem descompactar e não coloque em nenhuma pasta e procure uma nova atualização, ou seja, o procedimento é o mesmo da versão 61.61.

Infelizmente ao seguir o tutorial acima, nem todo mundo irá conseguir achar e instalar a nova versão 61.68, para esses casos siga esses passos:

Baixe o arquivo Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR e passe para seu Moto Maxx, lembrando que não precisa descompactar e não coloque a atualização em uma pasta.

Desligue seu aparelho, ligue novamente segurando o botão de diminuir o volume, o botão de ligar você deve soltar quando o aparelho ligar, mas só solte o botão de volume ao aparecer um menu, os botões de volumes vão para cima ou para baixo, o botão de ligar é usado para dar “ok”, selecione a opção “Recovery Mode”.

O Moto Maxx vai reiniciar, logo depois veremos uma tela com o Android deitado escrito “No command”, agora segure o botão de ligar e aperte o volume para cima, no novo menu selecione a opção “Apply update from SD Card”, localize o arquivo “Blur_Version.24.61.68.quark_retbr.retbr.en.BR” e inicie a atualização.

Lembrando que o processo de atualização pode demorar alguns minutos, quando acabar selecione a opção “Reboot System now”.

Pronto seu sistema foi atualizado para a versão 61.68.

Atualização: 26/04/2016 a nova versão 24.66.1 já está disponível, para baixar aperte em “Blur_Version.24.66.1.quark_retbr.retbr.en.BR“, para instalar essa nova versão basta seguir os mesmos passos da atualização do dia 13/04/2016, mas claro que substituindo o arquivo do procedimento pelo arquivo novo. Lembrando que para instalar a versão 24.66.1 é necessário o Moto Maxx estar rodando a versão 24.61.68.

Atualização: 27/05/2016 hoje saiu uma nova versão, Blur_Version.24.66.2.quark_retbr.retbr.en.BR, essa nova versão traz o patch de segurança de maio, não sabemos se possui outras melhorias, para instalar basta que você tenha a versão 24.66.1 instalada e siga o mesmo procedimento da atualização liberada no dia 13/04/2016.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

320 Comments

  1. Bom dia Marcos!
    Fiz root no meu moto maxx para tentar recuperar os dados do aparelho via um programa de recuperação(sem sucesso).
    Estava na versão 5.0.2 do Android, atualizou pra 6.0.1 24.66.2, e agora me aparece pra instalar o patch de segurança 24.201.2, acontece que tento instalar e da erro, o celular reinicia e volta que não foi possível instalar a atualização.
    Baixei o patch Blur_Version.24.201.2, tento instalar via recovery mode em “Apply update from SD Card”e da erro, em atualizações do sistema via sistema também diz que não é possível aplicar a atualização.
    Removi o root pelo SuperSu e já restaurei o aparelho para a configuração de fábrica, e mesmo assim não consigo instalar essa atualização.
    Você sabe o que posso fazer?
    Muito Obrigado!

  2. Ola marcos, fiz todos procedimentos possíveis para atualizar meu moto maxx, mas nenhum deu certo, quando coloco ele em modo recovery pra atualizar pela opção “apply update from sdcard” so aparece uma mensagem “install from sdcard complete” e não e possível explorar os arquivos para achar a atualização. Espero q possa me ajudar.

  3. Oi Marcos, bom dia!
    Fiz todo processo de atualização do meu moto maxx, ficou excelente, mas agora quando desligo ele não inicia sozinho, fica aquela telinha de configuração esperando que eu aperte o start para ele poder ligar. Tem como fazer com que ele não apareça mais essa tela? Pra que ela aparecesse seria necessário eu usar os botões de ligar + volume -. Só que agora sempre aparece pra mim.

      1. Marcos, refazer desde a primeira atualização? Será que consigo refazer, porque recebi uma atualização esses dias 24.201.2. Não sei se o sistema irá permitir instalar uma atualização mais antiga. Ele está funcionando perfeitamente, o problema é na hora de ligar, é como se eu tivesse clicado no botão de ligar e volume pra baixo, ele entra nas configurações do android em automático, toda vez que forço ele a reiniciar também, só liga depois que eu clico em start.

        1. Gustavo, não tem problema passar a mesma versão sobre o sistema atual, você só terá problemas se a versão do sistema é diferente, por exemplo, se estiver com o Android 6.0 e querer usar o Android 5.0, mas usando o Android 6.0 você poderá instalar novamente o Android 6.0 Marshmallow sem qualquer tipo de problema.

          1. Bom dia Marcos,

            To com um problemão, não refiz as instalações, ontem cheguei em casa com ele quase descarregado, fui dormir e não o coloquei para carregar. Agora ele não liga mais, quer dizer, ele até liga, aparece aquela mesma tela do android deitado seleciono Start aparece a tela branca inicial com o M da Motorola e volta a mesma tela de Start. O que eu posso fazer pra ele iniciar normalmente, não queria perder as informações, tem muitos arquivos que não tenho backup.

            1. Gustavo ele tem o TRWP instalado? se sim, por ele é possível ver os arquivos no PC, se não tiver, desligue seu aparelho, ligue novamente segurando o botão de diminuir o volume, o botão de ligar você deve soltar quando o aparelho ligar, mas só solte o botão de volume ao aparecer um menu, os botões de volumes vão para cima ou para baixo, o botão de ligar é usado para dar “ok”, selecione a opção “Recovery Mode”.
              O Moto Maxx vai reiniciar, logo depois veremos uma tela com o Android deitado escrito “No command”, agora segure o botão de ligar e aperte o volume para cima, no novo menu selecione a opção Wipe cache e depois Yes, quando abacar volte uma tela e selecione reboot.
              Se não funcionar, você ode tentar entrar no Android em modo de emergência, basta pesquisar no Google quais as combinações de botões para entrar nesse modo na sua versão do Android.

              1. Nada feito, tentei fazer esses procedimentos que vc falou, mas não aconteceu nada, não apareceu “No command”. volta a tela de Start. Procurei as combinações, vi lá que quando tiver na tela do slogan da motorola precionar volume + e – simutaneamente. Tambem não tive sucesso. Talvez se eu fizer o processo de instalação do android ele volte, mas vou perder todos os arquivos.

                1. Se não apareceu esse “No command” pode ser que você está sem recovery, nesse caso o sistema realmente não vai iniciar, o que você pode fazer nesse caso, se tiver o bootloader desbloqueado é instalar o TRWP em http://www.ajudandroid.com.br/2016/08/como-instalar-a-recuperacao-twrp-e-fazer-root-no-moto-maxx-com-android-6-marshmallow.html , ele permite ver os seus arquivos no PC, mas se não tem o bootloader desbloqueado, infelizmente seus arquivos serão perdidos e você terá que seguir esse tutorial http://www.ajudandroid.com.br/2015/08/como-instalar-o-firmware-de-fabrica-em-seu-moto-maxx.html usando o Android 6.0.1 Marshmallow para o telefone voltar a funcionar normalmente.

        1. Andrey, pelo contrário, essa nova versão está bem legal e traz novidades interessantes, para quem gosta de novidades irá adorar essa ROM já que está muito bonita e rápida.
          Se você sabe instalar uma ROM e quer aproveitar as novidades do novo Android 7. Nougat pode ir em frente que não irá se arrepender.

  4. https://uploads.disquscdn.com/images/87e25f0e2fb5564399c5c39b8af90249227037e814d5d553f4d84a62d75f2c62.png

    Estou com a 24.61.61 a muito tempo, e estou com problema pra mostrar os vídeos desde que atualizei.
    O player funciona normal, porem, a apresentação dos vídeos tanto na galeria quantos nos aplicativos que tem suporte a vídeo fica assim, tudo distorcido, não da pra saber que vídeo é, atualizei pra 61.68 agora e não resolveu, saberia me dizer como corrigir isso e se essas atualizações outars versões resolvem isso?
    O estranho é que alguns vídeos com a mesma extensão (mp4) são apresentados normalmente.
    fiz um hard reset ontem, mas não resolveu.
    Segue imagem demonstrando o problema.

  5. Galera, alguem está enfrentando problema de bateria? Depois da atualização meu celular está com consumo muito elevado de bateria principalmente no Wi-fi. Também está apresentando problema para carregar via usb, diz que está carregando porém não aumenta a porcentagem, só mantém.

  6. A câmera traseira do motomax não funciona, somente a frontal. Em determinados momentos ela aparece do nada, sem ter que fazer algum procedimento, o que eu faço? Atualizei tudo certo! Mas percebi que estou sem a câmera traseira, funcionando somente a frontal!

      1. Obrigado Marcos. Notei um problema, quando vou formatar meu moto Maxx nas configurações de fábrica ele não formata, fica carregando e trava. Sabe como resolver?

        1. Marcelo você pode formatar o Moto Maxx de outra forma, primeiro desligue o aparelho, segure o botão de diminuir o volume e aperte para ligar, irá aparecer uma tela com um Android caído, use o botão de volume para escolher a opção “Recovery mode”, aperte o botão de ligar para confirmar.

          Depois do logo da Motorola irá aparecer um pequeno Android deitado, agora segure o botão de ligar e aperte uma vez no botão de aumentar o volume, na próxima tela use os botões de volume para selecionar a opção “Wipe data/factory reset”, use o botão de ligar para confirmar, depois selecione a opção “userdata+ personalized content”, e confirme com o botão de ligar, se preciso selecione a opção “yes”.

          Quando o processo acabar se preciso selecione a opção “Reboot system now” para reiniciar o aparelho.

  7. Po não sei se é impressão minha, mas parece que a cache do sistema tá maior.. +/- 1.50 GB quase todos os dias na limpeza utilizando Apps de limpeza (clean Master Lite) ou seria normal?

  8. Boa noite Marcos Gonçalves da Silva, desbloqueei o bootloader e fiz o root no motomaxx, dps tirei o root para receber a atualização via OTA eu recebo só que não atualiza o androide. sabe me responder por que isso ocorre ?

    1. Rivael você precisa seguir primeiro esse tutorial http://www.ajudandroid.com.br/2015/08/como-instalar-o-firmware-de-fabrica-em-seu-moto-maxx.html , esse é o link da versão mais recente do Android 5.0.2 https://firmware.center:8081/firmware/Motorola/Moto%20MAXX/Stock/XT1225/XT1225_QUARK_RETBR_5.0.2_LXG22.33-12.16_cid12_subsidy-DEFAULT_CFC.xml.zip basta usar ela no lugar do arquivo do tutorial.
      Depois de instalar a nova firmware, basta seguir esse tutorial para instalar o novo Android 6.0.1 Marshmallow.

  9. alguem pode me ajudar, depois da atualização não houve nenhuma mudança estetica na lista de apps ou nos contatos, o meu atualizou mas é como se nada tivesse mudado.

    1. Muller essa nova versão traz muitas melhorias, a principal é sobre a bateria e velocidade do sistema, você pode ter algumas novidades em “http://www.ajudandroid.com.br/2015/05/conheca-as-novidades-interessantes-do-android-m.html”.
      Esses aplicativos que você citou são feitos pelo próprio Google, se ele não modifica o visual, o visual será o mesmo, mas essas novas versões possuem correções e até novidades.

  10. Atualizei o meu ontem…. Não está atualizando a lista de contatos e não está mostrando de onde recebo as noticicação com a tela está bloquada, antes mostrava e dava a opção de desbloquear e ir direto ao aplicativo deslizando o dedo pra cima na tela.
    sabe oq pode ser e se demora pra corrigir esses erros ??

      1. acredito que estava tendo algum confronto… desinstalei o what’s e reinstalei de novo… ai o problema com os contatos parou… o outro problema que encontrei foi questão de configuração que mudou sozinho. estou testando agora… aparentemente está 100%… mais volto a dar meu parecer aqui.

        obrigado amigo

  11. Muito obrigado Marcos, deu tudo certo no meu android, porem tenho uma duvida, apos eu colocar a versão 24.66.2 a motorola ainda ira me enviar a versão oficial 6.0.1?

      1. Ao primeiro Marcos, o 6.0 quando tentava baixar ele pelo not não dava certo, tinha que espera horas e nada, mas pelo celular deu, obrigado pelo tutorial, a melhora foi realmente significativa!!

  12. Caro Marvos, muito grato para a publicação. Esses dias já estão lançando maciçamente no Brasil Marshmallow 6.0.1. Soak 5 correspondem a? muito obrigado

    1. Pablo a versão que a Motorola é a Soak 4, ou seja, a ultima versão desse tutorial, se você instalar seguindo o nosso tutorial no final terá a versão oficial que está sendo liberada pela Motorola.

      Lembrando que a Soak 4 é a versão 24.66.2 que é a mesma versão da oficial, se você já está usando a ultima versão de teste não precisa fazer nada, nas próximas atualizações seu Moto Maxx irá ser atualizado normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *