Interessante

Conheça o significado de IP67, IP68 e outras proteções para smartphones, tablets e outros dispositivos

significado de IP67, IP68 e outras proteções para smartphones, tablets e outros dispositivos

É comum hoje em dia muitos aparelhos serem lançados e as fabricantes falarem que o aparelho possui IPXX, as mais atuais são a proteções IP67 e IP68, agora iremos explica o significado de cada uma.

O IP significa Marcação Internacional de Proteção, por isso essas marcações são introduzidas em diferentes tipos de aparelhos e não somente em smartphones e tablets.

Hoje iremos revelar o significado das proteções IP67, IP68 e todas aos outras proteções IP que existem e protegem nossos aparelhos.

Todo IP é seguido de dois números, o primeiro número mostra a proteção contra partículas e objetos, o segundo número mostra a proteção contra líquidos, existe também adicionalmente o uso de letras no final da classificação que mostram proteções adicionais existente nos dispositivos.

Xperia Z5 Premium

IP Proteção contra partículas

As proteções contra partículas sempre irão representar o primeiro número depois de IP, por exemplo, IP6X.

0. Sem proteção contra contato e entradas de objetos.
1. Qualquer superfície do corpo, tal como a parte de trás de uma mão, mas sem proteção contra o contato deliberado com uma parte interna do corpo do dispositivo.
2. Dedos ou objetos semelhantes.
3. Ferramentas, fios grossos, etc.
4. A maioria dos fios, parafusos, etc.
5. A entrada de poeira não é totalmente evitada, mas a poeira que entrar não será suficiente para interferir no funcionamento do aparelho.
6. Nenhuma entrada de poeira disponível, dispositivo com proteção completa contra poeira

Moto G proteção água

IP Proteção contra Líquidos

As proteções contra liquidos sempre serão representas pelo segundo número depois de IP, por exemplo, IPX8.

0. Não protegido
1. Gotejamento de água, o equivalente a 1mm de água duramente 10 minutos
2. Proteção contra água verticalmente em um ângulo de 15° inclinado, o equivalente a 3mm de água durante 10 minutos
3. Proteção contra agua pulverizada, em qualquer ângulo de 60°, o equivalente a 0,7 litro por minutos com pressão de 80-100 kPa durante 5 minutos
4. Proteção contra respingos, água espirrada no dispositivo por qualquer direção, o equivalente a 10 litros por minuto, com pressão de 80-100 kPa durante 5 minutos
5. Proteção contra jatos simples de água, água lançada no aparelho com um bocal de 6,3mm, com pressão de 30 kPa em uma distância de 3 metros, volume de água de 12,5 litros por minuto com duração de 3 minutos.
6. Proteção contra jatos poderosos de água, com água lançada com um bocal de 12,5mm, com pressão de 100 kPa a uma distância de 3 metros, com 100 litros por minuto durante 3 minutos.
6k. Proteção contra jatos de água sobre pressão, água lançada no aparelho com um bocal de 6,3mm, volume de água de 75 litros por minuto, com pressão de 1000 kPa a uma distância de 3 metros durante 3 minutos.
7. Proteção total contra água, suporta até 1 metro de profundidade por 30 minutos.
8. Proteção total contra água, suporta até 3 metros de profundidade, sem tempo definido, tanto o tempo e a profundidade são especificados pelo próprio fabricante do aparelho.
9k. Proteção total contra água, jatos de água e alta temperatura, volume de água de até 16 litros por minuto, com pressão de até 10000 kPa, com uma distância a partir de 0,1 centímetro e com a temperatura da água em 80°C.

IP Proteções adicionais

Sony Xperia água é amiga do smartphone

Proteção contra o acesso ás partes perigosas com
A. Dorso da mão.
B. Dedo.
C. Ferramentas.
D. Arame.

Proteções adicionais nos dispositivos
F. Resistente ao óleo.
H. Proteção contra alta tensão.
M. Proteção contra movimento com o dispositivo dentro d’água.
S. Proteção para o dispositivo se manter em pé dentro d’água.
W. Proteção contra as condições do tempo.

Algo interessante a se destacar é que alguns aparelhos chegam, por exemplo, como IPX8, o X não significa que o aparelho não possui proteções, mas indica que ele poderá bloquear muitas partículas, mas não foi devidamente classificado através dos testes realizados, mesmo assim ele terá algum tipo de proteção.

Outra coisa interessante é que os aparelhos podem ter diferentes partes do corpo com proteções variadas, mas no final a fabricante só poderá indicar para os consumidores as proteções mais simples e com menor numeração disponível em seu equipamento.

Olhando para as proteções fica mais fácil entender como as fabricantes não estão recomendando utilizar os aparelhos na água, já que a proteção IP67 e IP68 mostram que o teste foi feito com o aparelho sem uso e totalmente parados, para se movimentar ou usar o dispositivo, na prática, ele precisaria ter a proteção IP67M ou IP68M.

Agora que você conhece melhor as especificações IP do seu aparelho, você pode facilmente compreender a resistência e como poderá usá-lo sem causar danos ou a perca da garantia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *