Interessante

Você sabia? Google comprou o Android e não foi o inventor do sistema

Android Boneco

Muita gente não sabe, mas o Google não foi o inventor do sistema e sim comprou o Androidque hoje é um dos melhores sistema móvel do planeta.

A Android Inc. foi fundada em 2003 por Andy Rubin, Rich Miner, Nick Sears e por Cris White, na época o sistema foi produzido para superar os melhores sistemas operacionais para celulares o Windows Phone (na época o sistema era o Windows Mobile) da Microsoft e o Symbiam da Nokia.

Muita gente se engana, mas a verdade é que o Google comprou o Android e não foi o inventor do sistema como todo mundo pensa.

A história do Google e Android só se fundiram em 17 de agosto de 2005, quando o Google comprou toda a empresa Android Inc. assim sua nova empresa e seus funcionários se uniram para lançar o que seria um dos mais conhecidos sistemas operacionais para smartphone no mundo todo.

Logo Android Linux

Em 5 de novembro de 2007 o Google anunciou de forma oficial o seu sistema operacional o Android, no mesmo dia o Google anunciou a OHA “Open Handset Alliance”, essa aliança permite que o Google converse diretamente com as fabricantes e operadoras do mundo todo, mas algo bom é que o Google conseguiu colocar algumas regras, por exemplo, a última é que as fabricantes precisam lançar aparelhos com versões recentes do Android.

Todos os sistemas Android lançados até hoje são feitos com base no kernel do Linux de longo suporte, cada versão do sistema pode usar uma versão diferente de kernel, mas diferente de outros Linux o Android não possui algumas bibliotecas e componentes como o GNU C.

O Android desde o início quando foi lançado pelo Google é indicado como Open-Source “AOSP”, isso significa que seu código é livre, usuários e fabricantes podem modifica-lo da maneira que quiserem.

CyanogenMod logo no smartphone

Por causa do uso livre o Android é o sistema para aparelhos móveis com mais modificações no momento, talvez a mais conhecida seja a CyanogenMod, algo legal é que essas versões modificadas chegam com mais opções e novas capacidades que não existem no Android em sua forma pura “sem modificação”.

As ROMs modificadas como a CM são utilizadas por muitos usuários para terem o Android mais recente, sistema que muitas vezes as fabricantes não atualizam em seus aparelhos, assim deixando os usuários com versões desatualizadas.

O fato do Android ser de código-livre e poder ser modificado fez o sistema ser aceito por muitas fabricantes, cada uma pode personalizar e adicionar várias melhorias ou aplicativos que são ou não necessários para os usuários, assim como adicionar um visual único para a sua versão do sistema.

Android Sooner protótipo

No início o sistema quando era da Android Inc. tinha sido planejado para aparelhos simples de codinome Sooner, mas antes do seu lançamento muitos aparelhos como o LG Prada e até mesmo o iPhone foram lançados com toque na tela e isso fez o Google repensar e lançar o sistema e o seu primeiro aparelho com suporte para toque.

Atualmente o Android ganhou várias versões alternativas cada uma para dispositivos especifico, confira as versões existentes:

Android

O sistema Android em sua forma pura, chega para os desenvolvedoras e fabricante sem qualquer modificação ou aplicativos desnecessários, até mesmo os tradicionais aplicativos do Google não são adicionados nessa versão, por isso muitas vezes é necessário baixar e instalar os aplicativos do Google nas ROMs modificadas.

LG G4 na água

Essa versão foi desenvolvida inicialmente para smartphone, com o tempo o Google lançou o Android 3.0 especialmente para tablets, mas com pouco sucesso, as versões se reuniram em versão única “Android 4.0”, dessa versão em diante o Android é compatível tanto com smartphones como com tablets.

O Android foi lançado com a intenção de ser um sistema rápido, mas no início algumas fabricantes lançaram aparelhos muito fracos e eles conseguiram manchar a imagem do Android, mas atualmente os novos aparelhos chegam com 1GB de RAM, desde o Android 4.4 o sistema é otimizado para rodar em aparelhos com 512MB e por isso não vem apresentando lentidão em aparelhos mais simples.

Android TV

Uma das primeiras versões alternativas do Android, conhecida inicialmente como Google TV o sistema recebeu várias melhorias e agora seu nome oficial é Android TV.

Android TV

Essa versão como o novo indica é especialmente feito para TVs, aparelhos como smarts TVs até set-top boxes podem chegar com esse sistema, o Android TV permite que os usuários acessem e até joguem seus jogos e aplicativos adquiridos na loja Google Play diretamente em sua TV, filmes, músicas, livros e a loja Android estão disponíveis como em qualquer smartphone.

Android Auto

Em 2014 o Google anunciou o sistema Android Auto e a Open Automotive Alliance que são um grupo de empresa que estão comprometidos em criar um sistema de entretenimento unificado.

Pionner Android Auto

O Android Auto tem como diferencial o controle quase que total feito por voz, assim o motorista pode se concentrar na estrada, o novo sistema também tem um novo Google Maps melhorado com nova fonte e ruas mais visíveis, com os comandos de voz você pode iniciar músicas, ligações, aplicativos e até mesmo pedir a localização e navegação para determinado lugar.

Android Wear

O sistema também foi anunciado em 2014, o Android Wear chega muito leve e pronto para rodar em dispositivos vestíveis, o sistema está pronto para rodar em aparelhos simples e que sejam diferentes.

Relógios Android Wear

Atualmente o grande destaque do Android Wear fica nos relógios com o sistema, os relógios inteligentes são os produtos que mais usam o novo sistema, com eles é possível conferir mensagens, ligações, realizar comando de voz, tirar fotos, acompanhar seu desempenho físico e muito mais, confira as novidades em nossa categoria Android Wear.

Atualmente o Android é um dos sistemas mais usados por fabricantes no mundo todo, entre as mais famosas as únicas que não usam o sistema é a Apple que atualmente tem próprio sistema o iOS e a Microsoft que usa o Windows em seus aparelhos.

Confira mais curiosidades em nossa Seção Interessante.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

4 Comments

  1. Nada haver, naquela época não existe o Windows Phone, fica parecendo que o sistema da Microsoft já existia nesta forma, e sim existia o Windows Móbile, uma versão do Windows CE, o Windows Phone é totalmente novo, diferente em tudo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *