Notícias

Malware se disfarça de emulador de Nintendo e tem como alvo o Brasil e mais 12 países

GunPower Malware

Foi descoberto um novo malware que se disfarça de emulador de Nintendo e tem como alvo o Brasil e 12 outros países.

A descoberta foi feita pela Palo Alto Networks, a empresa descobriu três variantes do malware que possui o nome de GunPower, ele apareceu em alguns emuladores de Nintendo, mas nenhum emulador teve o nome citado.

O GunPower é quase indetectável por alguns antivírus, ele se esconde na biblioteca AirPush, essa biblioteca é responsável por anúncios e assim ele consegue se manter nos aparelhos por muito tempo e sem que o usuário saiba.

GunPower

Com grande potencial o GunPower pode acessar os dados do usuário, como histórico de navegação, entre outros, poderá executar códigos arbitrários e também pode mandar mensagens SMS para infectar seus amigos, mas em alguns países como a China essa última função é desativada para não chamar a atenção dos usuários.

Além desses perigos o GunPower ainda é capaz de exigir valores de US$0,20 até US$0,49 via Paypal para que você tenha uma licença eterna do emulador, mas o malware ainda poderá mostra anúncios falsos, te levar para uma página falsa do Facebook e pedir para responder algumas perguntas e instalar alguns apps para ganhar prêmios.

Como foco o GunPower visa os usuários do Iraque, Tailândia, Índia, Indonésia, África do Sul, Rússia, França, México, Arábia Saudita, Itália, Espanha, EUA e claro o Brasil.

GunPower Malware

Alguns antivírus podem reconhecer o malware como um adware, mas alguns nem ao menos conseguem descobrir algo relacionado ao GunPower, isso acontece em grande parte por ele ficar na biblioteca de anúncios e assim muitos antivírus não se preocupam com ele.

As dicas de segurança para o seu Android continuam as mesmas, só instale aplicativos e jogos que são conhecidos ou que possuem muitos downloads e claro sempre use a loja Google Play ao baixar qualquer coisa em seu dispositivo, se por um acaso queira segurança adicional aconselhamos instalar um antivírus da sua escolha.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *