Tecnologias

Wi-Fi em um futuro próximo poderá recarregar bateria de smartphones e dispositivos em geral

Wi-Fi carregando bateria

Em um futuro não muito distante o Wi-Fi de nossas casas irá recarregar nossos smartphones e dispositivos eletrônicos em geral.

O projeto “Power over Wi-Fi” da Universidade de Washington nos EUA irá fazer com que Wi-Fi tenha a capacidade de recarregar smartphones, tablets e seus eletrônicos.

Já em teste o Power over Wi-Fi se mostrou eficaz, com um Wi-Fi comum foi possível recarregar câmera e baterias recarregáveis em temperatura segura.

Wi-Fi carregando bateria

Atualmente até existe um dispositivo que transmite a energia através do ar via RF, mas ela é exclusivamente para esse fim, com o projeto Power over Wi-Fi é possível usar a internet ao mesmo tempo que o roteador vai recarregando o seu smartphone.

Não será preciso adquirir um novo equipamento, no teste realizados pela universidade, o roteador Asus RT-AC68U só precisou de uma atualização no software para funcionar como um transmissor de energia. O roteador mesmo com esse novo software ainda usa o Wi-Fi normalmente, isso significa que ele consegue compartilhar a internet ao mesmo tempo que carrega seu aparelho.

Mas com essa nova tecnologia os pesquisadores tiveram que adicionar sensores de capturas de energia RF nos smartphones e dispositivos eletrônicos, já que sem eles os aparelhos atuais não possuem a capacidade de recarga via RF.

Bateria digital smartphone

Atualmente essa nova tecnologia Power over Wi-Fi só pode transmitir 1watt de energia, esse limite foi imposto pela FCC, órgão parecido com a Anatel no Brasil, a distância de transmissão da energia é a padrão do roteador quando está usando o Wi-Fi.

Para dar andamento ao projeto Power over Wi-Fi a universidade já criou uma startup, assim vão tentar fazer o produto virar uma realidade e quem sabe chegar nas lojas em breve.

Essa nova tecnologia Power over Wi-Fi seria interessante em conjunto com o processador da Rockchip o RKi6000 que promete consumo 85% menor ao usar o Wi-Fi. As duas tecnologias em conjunto poderiam facilmente manter e recarregar a bateria do seu smartphone por vários dias.

Via: Wired

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *