Notícias

Restauração de fábrica nem sempre apaga totalmente os dados no Android

Restauração de fábrica Android

Em recente pesquisa descobriram que a restauração de fábrica nem sempre apaga totalmente os dados no Android.

Os pesquisadores da Universidade de Cambrigde na Inglaterra descobriram que nem sempre a restauração de fábrica dos aparelhos com Android são seguras e que não apagam totalmente os dados dos dispositivos como muitas pessoas pensam.

Nos testes os pesquisadores usaram 21 dispositivos de marcas diferentes, os aparelhos estavam rodando o Android 2.3 até o Android 4.3. Todos os aparelhos passaram por uma restauração de fábrica, mas os pesquisadores conseguiram recuperar dados dos dispositivos.

Em um total de 80% dos casos os pesquisadores conseguiram recuperar o token mestre necessário para acessar todos os dados da conta Google, em poder do token facilmente temos acesso a conta e podemos alterar e acessar dados confidenciais do usuário.

Na recuperação de arquivos ainda foi possível recuperar dados de login do Facebook, WhatsApp, telefones dos contatos, e-mails, imagens, textos e vídeos, mesmo com dados criptografados a recuperação dos arquivos foram possíveis.

Restauração de fábrica Android

Em grande parte desse problema podemos culpar as fabricantes, que segundo os pesquisadores não adicionam os drives necessários para o sistema conseguir fazer a restauração de fabrica por completo e por isso não executam todo o processo necessário para apagar os dados.

Outra coisa que afeta e agrava o problema são as unidades flash dos aparelhos que são difíceis de serem apagadas completamente, tanto que em muitos lugares a recomendação é fazer uma restauração de fábrica e depois colocar novos arquivos para sobrescrever os antigos, assim dificultando a recuperação de dados.

A pesquisa revelou que o problema além de afetar a memória interna do aparelho, também acontece com os cartões microSD que está instalado nos aparelhos Android, ou seja, os dados do cartão de memória também foram em grande parte restaurados.

Claro que para conseguir recuperar e usar os dados importantes como o token mestre do Google é necessário muito conhecimento que poucas pessoas possuem, mas para não correr riscos na próxima vez que for vender um aparelho com Android, faça a restauração de fábrica, coloque um monte de vídeos inúteis para sobrescrever os dados antigos e novamente faça uma restauração, como segurança nunca é demais, também é seguro trocar a senha dos serviços usados no aparelho.

Conheças algumas novidades sobre segurança aqui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *