Escreva para pesquisar

Tutoriais e Dicas

Como ativar rotação de tela e remover do menu rápido novos ícones no Android 5 Lollipop

O Android 5 Lollipop trouxe mudanças e novidades, hoje iremos mostrar como ativar a rotação da tela e remover novos ícones do menu rápido.

Já faz um tempo que estamos recebendo duas dúvidas, a primeira é como ativar a rotação da tela de forma automática e a segunda é sobre remover do menu rápido alguns novos ícones.

Então resolvemos criar esse tutorial para ensinar a resolver esses dois problemas que estão afetando uma grande quantidade de usuários do sistema Android.

Esses novos problemas surgiram com o lançamento do Android 5.0 Lollipop, sistema que fez algumas modificações e até trocou de lugar algumas opções, mas vamos ensinar como resolver esses “defeitos”, confira:

Ativar a rotação de tela no Android

Entre as opções que trocaram de lugar, a rotação de tela foi uma delas, anteriormente a opção ficava em “Configurações”, “Tela”, mas está em um novo lugar no Android 5.0 Lollipop.

rotação de tela no Android 5.0 Lollipop

Agora para desativar ou ativar o recurso é necessário ir em “Configurações”, “Acessibilidade” e em “Girar tela automaticamente” você pode selecionar o que quer fazer.

Removendo novos ícones do menu rápido

Outra novidade do Android 5.0 Lollipop é o novo menu rápido, nele temos as tradicionais opções Wi-Fi, Bluetooth, rede da operadora, modo avião, lanterna, localização e transmitir tela.

Mas se você utilizar outras opções, elas irão aparecer automaticamente nesse menu, esses outros itens são a rotação de tela, inverter cores, ponto acesso e muito mais.

Remover novos ícones do menu rápido do Android 5.0 Lollipop

Todas essas novas opções que surgem no menu rápido desaparecem depois de 30 dias sem qualquer tipo de uso, mas sabendo disso, podemos fazer um procedimento para enganar o sistema e deixar apenas os itens que queremos nessa tela.

Android 5.0 Lollipop data

 

O procedimento exige que você altere a data do Android, para isso, vá em “configurações”, “data e hora” aperte em “data e hora automáticas”, selecione a opção para desativar a hora via internet, depois altere a data atual para pelo menos 30 dias para trás, vá para o menu rápido e ative e desative o item que quer remover, logo depois basta voltar e colocar a data e hora correta novamente, o que irá remover o ícone do menu.

Remover novos ícones do menu rápido do Android 5.0 Lollipop

Como podemos ver, os dois tutoriais são bem simples e podem ser feitos em poucos minutos, assim resolvendo rapidamente os problemas com a rotação de tela e do menu rápido.

Para quem está utilizando o Android 6 Marshmallow ou superior, temos uma dica excelente, o Sintonizador Sytem UI recurso que tem muitas novidades e permite personalizar alguns itens do sistema, inclusive colocar a porcentagem da bateria na barra de notificação.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

4 Comments

  1. Carla Martins 18/09/2016

    e quando o menu rapido some do celular? Como coloca-lo de volta?

    Responder
  2. Leandro 14/05/2015

    Vlw quem passo as informações, tava boiando no lollipop algumas coisa q estavam aparecendo na barra de acesso rápido.como inverter cores ,nem mecho com isso. Vlw

    Responder
  3. Thiago de Moura 26/02/2015

    Putz, tava pagando mó pau aqui tentando descobrir pq o Android da minha mina tinha o ícone de girar no menu rápido e o meu constava o ícone de inversão de cores no lugar. Fiz a gambiarra da data e funcionou, sumiu o ícone da inversão de cores, e ficou um espaço vazio no lugar. Assim q ativei a inversão de tela, ela apareceu no menu rápido. Obrigado pela dica!

    Responder
    1. Eu que agradeço pela visita e por seu comentário Thiago.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *