Motorola, Opinião, Samsung, Tecnologias

Processadores de 8 núcleos funcionam de 3 diferentes formas

A maioria dos dispositivos com Android usam processadores com 2 ou 4 núcleos, mas atualmente os processadores de 8 núcleos estão chegando com tudo e são usados de 3 diferentes formas.

processadores de 8 núcleos

Processadores de 8 núcleos e seu funcionamento

 

Arquitetura big.LITTLE

Tecnologia big.LITTLE para aumentar a bateria

Esse foi o primeiro processador anunciado e lançado com 8 núcleos para dispositivos móveis, ele tem um funcionamento diferente do que estamos acostumados e ele foi criado para principalmente economizar a bateria.

Ele mesmo sendo um processador de 8 núcleos podemos dizer que esse processador é um dual quad-core “4 núcleos”, ele nunca usa todos os núcleos ao mesmo tempo, ele usa 4 núcleos Cortex-A15 para tarefas de alto poder e usa 4 núcleos Cortex-A7 para operações simples, como já falamos eles trabalham se alternando um com o outro, mas de forma nenhuma juntos.

A Samsung anunciou poucos dias que os Exynos 5 5420 poderão usar os 8 núcleos ao mesmo tempo.

 

Motorola X8

 

O processador exclusivo da Motorola é uma modificação do Snapdragon Krait, esse processador é o mais diferente entre os que tem 8 núcleos já que ele é dividido em 4 partes diferentes.

2 núcleos são usados para tarefas de processamento, 4 núcleos são usados para gráficos, um núcleo é usado para o sistema de voz que sempre fica ativo “quando o usuário assim configurar” e o último núcleo cuida especialmente dos sensores do aparelho.

 

MediaTek

MediaTek 8 núcleos

A MediaTek é a primeira fabricante a anunciar um verdadeiro processador de 8 núcleos, seu funcionamento é igual aos processadores de PC.

No processador MediaTek não tem divisão, gambiarras ou qualquer outra coisa, em geral os 8 núcleos funcionam juntos ao mesmo tempo isso quando é necessário todo o poder para processamento, ou seja, esse é o único processador até o momento que realmente usa os 8 núcleos para quase todas as tarefas que você for realizar.

A Qualcomm fez uma pesquisa de mercado na China para saber quantos núcleos os aplicativos e jogos mais famosos usam e se descobriu que a maioria usava somente 2 núcleos ao mesmo tempo e os outros núcleos ficavam desligados, no final não importa quando núcleos tem seus processadores o importante é que os desenvolvedores façam aplicativos e jogos para utilizarem todos os núcleos que cada aparelho possui.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *