Escreva para pesquisar

Tutoriais e Dicas

Dicas para economizar espaço interno em seu Android

Comece a utilizar nossas dicas e sempre tenha espaço interno disponível em seu Android, confira o que fazemos para manter a memória ROM sempre livre.

Se você adquiriu ou já possui um Android, saiba que é sempre necessário saber como economizar espaço em seu dispositivo, já que nunca se sabe o que você irá instalar e ter espaço livre é essencial.

Quem possui aparelho com 16GB ou 32GB muitas vezes não precisam se preocupar com espaço livre, mas quem possui aparelhos mais simples e com pouco armazenamento, ter espaço livre é muito difícil.

Nossas dicas para liberar espaço e ter armazenamento interno disponível no Android serve para todos os tipos de dispositivos do mercado rodando o sistema.

Dicas para economizar espaço no Android

  • Atualizações

Todo aparelho de fabricante vem com aplicativos instalados, muitos deles precisam ser atualizados, o que irá gastar ainda mais espaço, se quer economizar, atualize apenas os apps que realmente irá utilizar.

  • Apagar o que não utiliza

Algo bem tradicional é depois de um tempo com o aparelho, é encontrar vários aplicativos que não utilizamos mais, essa é a hora perfeita para apagar eles, tanto os apps como os jogos, caso preferir, você pode fazer um backup dos seus games e aplicações, para assim restaurar cada um deles quando quiser.

  • App com muitas funções

Sempre tente instalar aplicativos com multifunções, assim, apenas um único aplicativo instalado irá ter várias funções que necessitariam de muitos outros apps, um grande exemplo é o Seesmic, que permite acessar o Facebook e Twitter, então com apenas um, você terá recursos de dois apps.

  • Utilizar os apps da fabricante

Outra boa ideia é tentar utilizar os aplicativos das fabricantes, muitas vezes os aparelhos já chegam, por exemplo, com Facebook, então é mais econômico utilizar o app que já está no telefone do que baixar e instalar outro alternativo.

  • Utilizar cartão de memória

Se você está no Android 2.2 ou superior, uma boa ideia é utilizar um cartão de memória, que irá permitir passar alguns jogos e aplicativos para o cartão, o que deixará a memória interna mais livre, para isso, entre nas “configurações”, “aplicativos”, “gerenciar aplicativos”, selecione um aplicativo e aperte em mover para microSD, confira o vídeo para saber como fazer o procedimento:

  • Fazer restauração de fábrica

Ao tentar seguir todas as dicas até o momento e não conseguir ainda um bom espaço interno livre, talvez esteja na hora de fazer uma restauração de fábrica, para recomeçar e evitar manter itens instalados que não precisa, para fazer o reset é preciso ir em “configurações”, “privacidade” e “restaurar configurações”.

  • Utilizar ROM personalizada

Logo após formatar o aparelho e reparar que ainda assim o espaço interno não está muito livre, a última solução é instalar uma ROM de terceiro em seu aparelho, elas normalmente chegam apenas com os itens básicos do sistema Android, assim ocupando somente o espaço necessário para o seu funcionamento e liberado ainda mais espaço para os usuários começarem a instalar os games e jogos que preferirem.

Como podemos ver, essas dicas são simples e fáceis de serem seguidas, mas infelizmente muitas vezes esquecemos de seguir cada uma delas e no final temos um aparelho com a memória interna cheia de itens que não estamos utilizando e ficando sem espaço para instalar outras novidades.

Além dessas dicas, também indicamos que você leia as nossas 4 ideias para liberar espaço no Android, assim mantendo mais espaço para instalar realmente os itens que acha necessário para o seu uso.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *