YouTube usa IA para verificar idade dos usuários e bloquear vídeo para menores

Google revelou que o YouTube está utilizando a inteligência artificial para verificar a idade dos usuários, o que permite bloquear vídeos para menores.

Intenção é que o aprendizado de máquina fique responsável por avaliar o histórico da pessoa e consiga identificar quantos anos possui.

Em caso de alguma falha ou engano, o usuário terá três formas de confirmar a identidade e continuar a assistir os conteúdos.

Dados como históricos e outros são utilizados

Plataforma vai utilizar vários dados para avaliar, assim a inteligência artificial conseguirá estimar a idade dos usuários do YouTube.

YouTube Logo

A verificação é interessante para proteger principalmente as crianças, que não terão acesso a conteúdos para maiores de idade.

Para descobrir quantos anos a pessoa tem, o Google fala que utilizará dados do histórico de vídeos visualizados, quantos anos a conta foi criada e muito mais.

Liberação começou no meio do ano para algumas pessoas, mas agora está chegando para mais usuários, pelo menos nos EUA.

Claro que se algo sair errado, e você for maior de idade e o sistema reconhecer como de menor, será possível recorrer e fazer uma verificação de identidade, o que poderá ser feito com um documento, cartão de crédito ou uma selfie, confira o que o Google fala:

“O modelo de estimativa de idade usa uma variedade de sinais, como atividade no YouTube e longevidade da conta. Se determinarmos que você tem menos de 18 anos, você será notificado. Como sempre, você terá a opção de verificar sua idade (por meio de documento de identidade, selfie ou cartão de crédito) se acreditar que nosso modelo de estimativa de idade está incorreto.”

YouTube tem inteligência artificial para verificar idade

Quando uma conta é identificada como de menor de idade, muitas coisas mudam, os vídeos com restrições são bloqueados, as recomendações mostram menos conteúdos problemáticos se visualizados repetidamente, anúncios deixam de ser personalizados.

Outras mudanças aparecem no recurso de bem-estar digital, que é ativado por padrão, privacidade é lembrada quando enviar vídeos, que ao serem enviados, são marcados como privados por padrão, e não é possível ganhar presentes em transmissões ao vivo.

Se a conta é identificada como de menor de idade, um aviso vai aparecer na tela para indicar a mudança, além disso, terá a opção de verificação da idade, que permite comprovar que é de maior.

A função é interessante, mas o problema é que a verificação exige um documento de identidade, ou uma selfie, ou um cartão de crédito, algo que muitos não irão gostar de enviar para o Google.

Fonte: 9to5google

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *