Snapdragon 8s Gen 5 pode não existir e Snapdragon 8 Elite substituir

Snapdragon 8 Elite jogo

Qualcomm poderá apostar em uma nova estratégia, deixando o Snapdragon 8s Gen 5 de lado e apostando no substituir o futuro modelo.

Isso significa que versão mais antiga do poderoso chip poderá ser mantida no lugar de lançar um chip novo.

Para os usuários e fabricante, a alteração na estratégia poderá ser benéfica, trazendo mais poder e menor custo em geral.

Versão anterior como modelo mais barato

Boato fala na possível estratégia da Qualcomm para 2026, o Snapdragon 8s Gen 5 pode nem ser lançado, mas o Snapdragon 8 Elite seria utilizado para substituir a falta do modelo.

Snapdragon 8 Elite logo

Linha “s” são chip poderosos que possuem boa performance, e conseguem ficar entre os tops de linha anterior e o mais recente, trazendo desempenho e novas tecnologias por valores mais baixos.

O último lançamento foi o Snapdragon 8s Gen 4, que ainda tem núcleos Kryo, ele consegue ser até 49% melhor que a versão anterior.

Mas se o novo rumor estiver certo, esse chip será o último da linha, que deverá ser abandonada de vez e não deve receber novas versões no futuro.

O que chama a atenção é que o boato diz que a Qualcomm utilizará o Snapdragon 8 Elite para essa mesma tarefa, ou seja, para ser um chip mais barato para os tops de linha que contam com valores menores para o que oferece.

Snapdragon 8 Elite logo

Como a estratégia deve começar apenas em 2026, o Snapdragon 8 Elite 3 deve estar disponível ou perto de ser lançado.

Como o elite atual será dois anos mais velhos, a fabricante do chip poderá diminuir o valor, trazendo um maior custo-benefício, e ainda terá a capacidade de oferecer 6 anos de atualizações garantidas, o que no total é de 8 anos desde o lançamento.

Claro que daqui a um ano, o chip ainda será muito poderoso, conseguindo rodar muitos dos jogos atuais e futuros na qualidade máxima e sem problemas de desempenho, então poderá ser utilizado por muito tempo.

Tudo ainda são rumores, mas estratégia é interessante, já que a Qualcomm não teria que produzir chips extras todos os anos, e os anteriores se mantém potentes por muito tempo, além disso, eles ficam mais baratos a cada ano, o que permitirá ter aparelhos com excelente custo-benefício.

Fonte: Weibo

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *