O Google está trazendo o recurso de Reinicialização por inatividade para o Android, esse é o novo padrão para o sistema, algo que será realizado a cada 3 dias sem uso.
Inovação chega como mais um recurso de segurança, a intenção é atrapalhar o acesso ilícito ou a tentativa de desbloqueio.
Isso se traduz em maior segurança e maior proteção dos dados em alguns casos, dificultando ainda mais que acessem as informações.
Aumenta a segurança com dados criptografados
Novidade foi descrita na mais recente Atualizações do sistema do Google, que no dia 14 de abril revela que graças ao Google Play Services na versão 25.14, a inovação está sendo liberada.

Ela é vista no setor de segurança e privacidade, em smartphone, é revelado que com esse recurso (Reinicialização por inatividade), o dispositivo será reiniciado automaticamente se ficar bloqueado por 3 dias seguidos.
Esse ato de reiniciar depois de um longo período é benéfico, principalmente para a segurança em geral.
Inicialmente, quando o telefone é desbloqueado, ele está no modo AFU (After First Unlock), depois do primeiro desbloqueio, que permite acesso mais “facilitado” aos dados, mesmo que ainda seja algo muito seguro.
Já com a reinicialização do sistema, ele fica no modo BFU (Before First Unlock), antes do primeiro desbloqueio, o que deixa os dados criptografados por padrão, o que dificulta o acesso, mesmo com o aparelho em mãos.

Existem diversas ferramentas para acessar os dados e fazer o desbloqueio dos dispositivos, mas é algo que demora dias, mais do que os 3 dias que é citado no recurso, então é uma maneira de maior proteção contra invasão e outros tipos de acesso não autorizado aos dados.
Google Play Services na versão 25.14 começou a ser liberada para todos os dispositivos atuais, mas é algo que vai levar semanas ou meses para ficar disponível para todos.
No momento, não se sabe a compatibilidade do recurso Reinicialização por inatividade no Android, mas aparentemente chegará em todos os modelos que são compatíveis com o Google Play Services mais recente.
Fonte: Support Google
Deixe um comentário