NFC será 8x mais rápido, terá melhor interoperabilidade, ficará mais seguro e mais


NFC Tag

A tecnologia NFC receberá muitas melhorias, entre elas, será 8x mais rápido, contará com mais interoperabilidade, ficará mais seguro e muito mais.

Todas essas novidades são para aprimorar os recursos existentes e permitir o uso otimizado em vários setores diferentes.

Claro que a compatibilidade também receberá inovações, assim tudo irá funcionar corretamente independentemente da versão que cada aparelho possui.

Muitas novidades estarão chegando

NFC Forum, que é o responsável pela tecnologia, revelou um novo roadmap para NFC, que ganhará muitas melhorias e mais.

Xiaomi Mi Band 6 NFC

A primeira é a maior velocidade, que será 8x mais rápida que a atual, saindo de 106kbps para até 848kbps, esse aumento do padrão é interessante para a tecnologia ser utilizada para passaporte, identidades e mais, o mais interessante é que o próprio NFC teria a vantagem de transferir esses documentos, algo que no momento precisa do Bluetooth ou Wi-Fi para ser finalizado.

O aumento também permitirá acesso a chaves com criptografias mais avançadas e com autenticação dinâmica.

Ainda em velocidade, o carregamento estará mais rápido podendo utilizar até 3 Watts, anteriormente o limite era apenas 1Watts, com esse melhoramento é esperado que mais aparelhos utilizem o recurso no futuro.

Melhor interoperabilidade também é prometida, o que significa que os novos e atualizados aplicativos e aparelhos certificados irão funcionar como esperado, permitido o uso sem nenhum problema com novas e antigas versões do padrão.

NFC pagamento com descontos e fidelização usando recurso toque de múltiplos propósitos (Multi-Purpose Tap)

Aprimoramentos serão feitos para o Multi-Purpose Tap, que é o recurso que permite realizar várias funções com um só toque, por exemplo, realizar um pagamento e ao mesmo tempo receber o recibo, pontos de fidelidades e outros.

Para chaves digitais, mais recursos estarão chegando, ao mesmo tempo que irá trazer compatibilidade para aparelhos sem bateria e para dispositivos híbridos, que utilizam não apenas NFC, mas UWB, Bluetooth e outras.

Em segurança, a proteção será contra as ameaças pós-computação quântica e o fortalecimento contra ataques baseados em relé.

Essas novidades serão o padrão no futuro para a tecnologia NFC, mas ainda deve levar um bom tempo para que todas essas melhorias sejam vistas em um aparelho.

Fonte: NFC Forum


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *