Como funcionam as atualizações e as formas de atualizar, via OTA, PC e outras para seu Android

- Publicidade -

As atualizações demoram para chegar, mas são essenciais para muitos, hoje iremos explicar como funcionam as atualizações e as formas de atualizar o seu aparelho Android.

Muitos aparelhos estão começando a ser atualizados para o novo Android 6 Marshmallow, mas muitos não sabem como funciona o processo de atualização e todas as formas de atualizar o seu aparelho.

Então resolvemos esclarecer como funcionam as atualizações no Android e as diferentes formas de atualizar, via OTA, PC e muito mais.

Como funciona o processo de atualização do Android

Nexus 5

Tudo começa quando o Google libera uma nova versão do Android, o sistema chega de forma pura “sem modificações”, de uma forma mais clara, é como um Windows sem qualquer drive ou software além dos mais básicos.

As fabricantes pegam essa nova versão e começam a adicionar os drives para que o sistema funcione de forma correta em seus aparelhos, logo depois disso, a fabricante precisa decidir se irá personalizar o seu Android, muitas mudam o visual do sistema, adicionam aplicativos e funções extras, fabricantes como a Motorola só adicionam alguns aplicativos e não fazem quase nenhuma modificação no sistema original.

A fase dois são os testes, dependendo da fabricante os testes podem ser realizados de forma interna, somente os funcionários podem testar a nova versão, ou podem liberar uma versão de teste para usuários selecionados, assim os usuários podem dar dicas e mostrar alguns bugs e falhas do sistema antes que o mesmo seja liberado.

- Publicidade -

Na fase final se os testes se mostraram eficiente e o sistema está rodando de forma satisfatória, a versão oficial é lançada, se o aparelho não conseguiu um desempenho parecido com a versão anterior, a atualização é cancelada.

Formas de atualizar o seu Android

Com a atualização aprovada e com a liberação da nova versão, os usuários irão começar a receber o novo Android, existem várias formas de receber a nova versão do Android, confira:

  • O que é OTA?

Android OTA

Atualização via OTA é a mais comum ultimamente, Over-the-Air “OTA”, significa que a atualização está disponível no próprio aparelho, a atualização será baixada e instalada de forma automática, logo depois disso, o próprio dispositivo inicia a atualização do sistema, na maioria dos telefones Android você encontra essa opção indo em “Configurações”, “Sobre o telefone” e por fim selecionando “Atualizações do sistema”.

  • Via PC

Nem sempre as atualizações via OTA funcionam, são vários os motivos, o mais comum é algum problema no software, para esses casos nada melhor do que usar um PC para atualizar o seu aparelho.

Nesse caso o usuário irá precisar de um PC conectado à internet, ir ao site da fabricante para baixar o software e drives necessários, em muitos casos esses softwares permitem que você faça backup dos seus dados, com os softwares tudo é muito fácil e bem explicado para que o usuário não tenha dúvidas.

  • Imagem de fábrica

Nexus 4 recovery mode

Também é um modo de atualizar o seu aparelho via PC, é muito usado nos aparelhos Nexus já que o Google sempre solta as novas versões do Android via imagem de fábrica e via OTA.

Todos os aparelhos possuem uma imagem de fábrica, mas para conseguir usar essa forma de atualização é necessário ter os programas e drives certos, essa forma de atualizar também é muito usada nas assistências técnicas para restaurar aparelhos com problemas no software.

Lembrando que atualizando dessa forma todos os dados dos aparelhos serão perdidos, por isso, é importante fazer um backup antes de iniciar o processo.

  • Via Google Play

Google Play Logo

Esse método não é muito usado, na verdade até hoje só vi um aparelho recebendo atualização dessa forma, o aparelho em destaque foi o Eluga da Panasonic, que foi atualizado através da loja Google Play.

Dessa forma a atualização é simples e não necessita de muito esforço por parte do usuário, é necessário somente que você baixe o aplicativo de atualização, aceite os termos e pronto, o app irá fazer o restante do processo de forma automática, no final você terá o aparelho atualizado para uma nova versão.

  • Via ROM

CyanogenMod logo no smartphone

Sim, é possível ter a mais recente versão do Android sem a ajuda da fabricante (graças a deus), nesse caso os desenvolvedores trabalham duro para tentar trazer o novo sistema e aos poucos vão corrigindo os bugs e problemas que aparecem, existem várias ROMs diferentes a mais conhecida é a CyanogenMod.

Resumo

Agora podemos entender melhor como funcionam as atualizações, mas infelizmente, mesmo assim alguns fabricantes costumam não atualizar de forma rápida os seus aparelhos, caso do Moto Maxx que era o top de linha da Motorola em 2014, mas que será um dos últimos a ser atualizados, lembrando que a Motorola não modifica o sistema Android.

No final mesmo conhecendo as etapas e forma de atualizar os aparelhos, os consumidores ficam por conta das fabricantes, que podem usar uma atualização para conseguir maiores vendas em um modelo e fazer o outro ser esquecido temporariamente mesmo sendo um top de linha.

Para sabe mais notícias sobre os aparelhos que receberão novas versões do Android, visite a nossa seção de atualizações.

- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixel 4 traz gestos para launcher de terceiros e debloqueio facial com olhos fechados

Os novos Google Pixel 4 traz finalmente os gestos de navegação para os launcher de terceiros e seu desbloqueio facial funciona até mesmo com...

Motorola RAZR 2019: evento de apresentação será em 13 de novembro

O novo Motorola RAZR 2019 pode ser apresentado oficialmente em 13 de novembro, convite já começou a ser enviado para alguns sites de tecnologia.

Leitor de digital da Samsung permite desbloquear aparelho sem digital cadastrada

Foi descoberta uma vulnerabilidade no leitor de digital da Samsung que permite desbloquear o aparelho mesmo sem a digital cadastrada.

Google Stadia no Google Pixel 2 e Pixel 4, controle compatível apenas via USB

Google Stadia será compatível com Google Pixel 2 e Pixel 4 no lançamento, controle Stadia será compatível apenas via USB em telefones.

Google Pixel 4 não conta com armazenamento ilimitado no Google Fotos

Novos Google Pixel 4 não possuem o armazenamento ilimitado no Google Fotos, algo que trazia um valor ainda maior para os aparelhos da linha.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!