Como calibrar bateria no Android para aumentar a duração da carga

- Publicidade -

A calibração da bateria é uma espécie de restauração, o que é excelente para aumentar a duração da carga.

Com os aparelhos Android ao longo do tempo a bateria vai se desgastando, o que deixa o telefone com uma carga bem menor do que tinham originalmente, mas felizmente existem alguns truques para diminuir esse desgaste natural da bateria.

O que é calibração de bateria?

É como fosse uma restauração, a calibração da bateria serve para que ela consiga “enxergar” o total da carga que possui, o que com o tempo é afetado, por isso, depois de alguns ciclos a bateria começa a durar menos do que deveria, mesmo com o desgaste natural que sempre acontece.

O que fazer quando a bateria está acabando rápido?

A solução mais simples é fazer a troca da bateria, mas se você não quer gastar dinheiro, a solução mais interessante é fazer a calibração da bateria, a restauração da bateria deve ser o suficiente para manter seu telefone ligado por um período maior de tempo.

android_bateria

- Publicidade -

Compatibilidade da calibração da bateria

A restauração pode ser feita em qualquer Android, pois a calibração da bateria é compatível com qualquer aparelho utilizando o sistema.

Existe algum risco em fazer a calibração?

Não, a calibração da bateria é um processo simples e que não afeta negativamente o seu telefone, se ele não funcionar, o máximo que ele irá fazer é manter a bateria da forma que está.

Para quem é indicado a calibração?

Para todos os usuários que sentem que a bateria está descarregando mais rapidamente que o normal, a calibração irá tentar fazer a bateria enxergar toda a energia que possui, o que deve trazer alguns minutos extras a cada carga.

Como calibrar bateria?

Existem alguns jeitos de realizar a calibração da bateria nos aparelhos do sistema Android, vamos conferir como podemos fazer esses procedimentos:

  • Utilizando aplicativo

baterry_calibration-logo

Esse é o modo mais simples de calibração da bateria dos que iremos apresentar para você, mas necessita que o aparelho Android tenha root liberado para funcionar.

Como primeiro passo faça a instalação do aplicativo Battery Calibration em seu Android, essa aplicação foi feita especialmente para quem quer realizar a calibração da bateria, o que é essencial para quem acabou de instalar uma nova ROM ou está achando que a carga não está segurando muito.

O funcionamento do Battery Calibration é bem simples, ele remove o arquivo batterystats.bin do sistema Android, muitos dizem que esse arquivo é o responsável por salvar os dados da bateria, quando ele é apagado, o sistema irá criar outro de forma automática.

baterry_calibration

Em tese essa remoção do arquivo pode aumentar a duração da bateria, que estaria fazendo a calibração da bateria e deixando ela pronta para utilizar 100% da sua carga atual.

Para utilizar, deixe o aparelho carregando até ficar em 100%, entre no aplicativo Battery Calibration, aperte no centro da tela na opção “Battery Calibration”, pronto o procedimento e a calibração da bateria foi realizado com sucesso.

  • Retirando a bateria

Dessa maneira também é necessário ter o root liberado e o aplicativo Root Explorer ou qualquer outro app que consiga alterar os arquivos do sistema, novamente o telefone precisa estar com 100% da bateria carregada.

O primeiro passo é entrar no Root Explorer, ao entrar selecione a pasta “data”.

Rootexplorer-data

Logo depois selecione “System”.

Rootexplorer-system

Na tela seguinte você precisa segurar o dedo sobre Batterystats.bin e escolher a opção “Delete”, assim o arquivo será apagado.

Rootexplorer-battery

Agora conecte seu telefone no carregador, desligue o aparelho, retire a bateria, mas é preciso deixar o Android no carregador.

Ligue novamente o telefone sem a bateria, quando estiver na tela principal do sistema, coloque novamente a bateria, você irá notar que a carga que estava em 100% está menor, e começará a carregar novamente, deixe carregando até 100%, ao fim a calibração da bateria deixará sua bateria funcionando melhor.

Caso tenha dúvidas, confira o vídeo para aprender como fazer o procedimento corretamente:

  • Recuperação personalizada

Quem instala ROMs tem uma recuperação personalizada, o que facilita o procedimento de calibração da bateria.

Tudo o que você precisa fazer é entrar em seu recovery, selecione a opção “Advance”, “Wipe Battery Stats”, agora reinicie o aparelho e a calibração da bateria estará concluida.

Dicas para sua bateria

Para fazer sua bateria durar mais ciclos de carga e não precisar de calibração da bateria a longo prazo, o essencial é seguir nossas dicas para prolongar a bateria e ter um aplicativo para monitorar os apps que está gastando muita energia no Android.

*Atualização:

Existe uma nova e mais simples forma de calibração da bateria, veja como realmente calibrar o celular.

- Publicidade -

Últimas Notícias

Pixel 4 traz gestos para launcher de terceiros e debloqueio facial com olhos fechados

Os novos Google Pixel 4 traz finalmente os gestos de navegação para os launcher de terceiros e seu desbloqueio facial funciona até mesmo com...

Motorola RAZR 2019: evento de apresentação será em 13 de novembro

O novo Motorola RAZR 2019 pode ser apresentado oficialmente em 13 de novembro, convite já começou a ser enviado para alguns sites de tecnologia.

Leitor de digital da Samsung permite desbloquear aparelho sem digital cadastrada

Foi descoberta uma vulnerabilidade no leitor de digital da Samsung que permite desbloquear o aparelho mesmo sem a digital cadastrada.

Google Stadia no Google Pixel 2 e Pixel 4, controle compatível apenas via USB

Google Stadia será compatível com Google Pixel 2 e Pixel 4 no lançamento, controle Stadia será compatível apenas via USB em telefones.

Google Pixel 4 não conta com armazenamento ilimitado no Google Fotos

Novos Google Pixel 4 não possuem o armazenamento ilimitado no Google Fotos, algo que trazia um valor ainda maior para os aparelhos da linha.

ARTIGOS RELACIONADOS

17 COMENTÁRIOS

  1. Otimo tutorial!! Era isso que eu estava procurando, vou testar um destes métodos, pois o código *#0228# não funciona no meu pois uso Rom customizada, CyanogenMod. Muito obrigado!!! 🙂

  2. Olá amigo, eu tenho um motorola razr i XT890. Eu já uso este dispositivo há 2 anos até que certo dia ele travou no logo da motorola e eu precisei reinstalar a ROM só que a bateria dele não esta como antes. A bateria só está durando até 50% e depois ele apaga e quando carrego ele vai até 90% e do nada ele pula pra 100%. O primeiro método que você citou a cima não dat para fazer porque não tem como tirar a bateria no segundo método não encontro a opção advance no modo recovery. Você pode mim ajudar??

    • Moisés pode ter várias causas diferentes, se o aparelho é novo, recomendamos que faça a devolução do dispositivo, se quiser tentar, você poderá usar o aparelho até ele desligar sozinho, quando acabar a bateria do Xperia Z3, conecte ele desligado no carregador e deixa lá até a carga completa 100% seja completada, esse procedimento irá calibrar a bateria do seu smartphone.

  3. Só não entendi essa parte:

    4. Desligue o telefone e retire a bateria e ligue novamente sem a bateria.

    Quando estiver na tela principal do android basta colocar a bateria novamente, você vai reparar que não esta mais em 100%, é só deixar carregando até 100% que sua bateria estará calibrada.

    Como vou ligar o cel sem a bateria?? e depois só colocar a bateria deposi do sistema iniciado….
    Acho que devo me atualizar…

  4. gostaria de saber se temos que ficar fazendo a calibração até a bateria se comportar melhor, a minha quando eu faço a calibração, digo ai apertar pra calibrar, ela consome menos bateria, mas quando zera e eu carrego a 100% de novo, eu noto que o consumo ainda está alto, eu teria que ficar calibrando até ela atingir um consumo minimo de carga? ou isso foi o maximo que ela conseguiu ficar calibrada?

    • Eduardo você pode usar o aplicativo Battery Calibration que esta no tutorial para calibrar a bateria sem precisar remover nada.

  5. POSSUO UM SONY LIVE WALKMAN WT19A, A PRIMEIRA VISTA PARECIA SER BOM,
    BOM PROCESSADOR, BOA MEMORIA RAM, CAMERA DE 5 MP, FILMA EM HD, SOM
    POTENDE COM DUAS SAÍDAS, ENFIM, ME ARREPENDI MUITO POR TE-LO COMPRADO,
    NAO INDICO A NINGUEM, O SOM ESTOURA QDO SE POE NO PROXIMO MAXIMO, A
    CAMERA É EMBASSADA, NAO SAI FOTOS NITIDAS, A LENTE QUE PROTEGE A CAMERA
    RISCA COM FACILIDADE, OS FILMES EM HD SÃO SÓ NO TAMANHO POIS NA
    QUALIDADE NAO, A MEMORIA RAM FICA CHEIA, TODA HORA TEM QUE USAR
    PROGRAMAS PRA
    ESVASIA-LA, A BATERIA NAO DURA NADA, QSE NEM UM DIA
    ELA DURA, SE USAR O CELULAR COM INTERNET, CAMERA, JOGO, NAO DURA NEM 3
    HORAS, ENFIM, MIL VEZES O NOKIA ANTIGO QUE EU TINHA, OTIMO SOM, OTIMA
    CAMERA, OTIMA BATERIA, OTIMO ACABAMENTO.

    sony ericsson live walkman wt19a “NAO INDICO!!!” QUEM QUISER SE ARRISCAR E COMPRAR DEPOIS POSTA AQUI O QUE ACHOU.ESTOU VENDENDO O MEU.

  6. Eu tenho um Atrix também. Com CUSTOM ROM, qualquer uma acusava 5% também nesse método, voltei pro Android 2.2.2 e funcionou, 60% depois vai pra 100%. Mas ela vai pra 100% em menos de 1 minuto! É isso mesmo?

  7. Noturno seu Atrix está com root? além desse procedimento tentou os outros? Estranho ficar marcar 5% já que o que você deleta é um simples arquivo que ao ligar volta automaticamente, tente fazer o mesmo procedimento e os outros para ver se funciona e volta tudo ao normal.

  8. Olá amigo Marcos. Segui o método de retirar a bateria em um Atrix, mas o medidor está marcando sempre 5%, mesmo com a bateria cheia (pelo valor da tensão). Como posso recalibrá-lo para que esse valor de tensão signifique 100%? Desde já agradeço pela ajuda.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here

Receba as novidades em seu E-mail!