Os usuários do Android no Brasil estão começando a receber a função de utilizar a Biometria facial para recuperar contas do Google.
Essa melhoria é mais uma ferramenta para que seja possível entrar em contas que não lembra mais a senha ou depois de ter o aparelho roubado ou perdido.
Como algumas outras funções, essa precisa ser ativado pelo próprio usuário antes de utilizar quando não lembrar a senha e outros.
Vídeo Selfie para aprimorar a segurança
Google revelou no Brasil que estará utilizando biometria facial para ajudar os usuários quando quiserem recuperar contas que não sabem a senha ou quando não contam com o aparelho anterior para a liberação.

Recurso é desativado por padrão, mas uma vez em uso, será uma alternativa para acessar a conta quando precisar.
Intenção é principalmente ajudar os usuários que por algum motivo não conseguem mais entrar em sua conta, o que quando acontece, afeta não apenas a conta do Google, mas também o Gmail, Google Fotos, Google Drive e muito mais.
Ao mesmo tempo, o recurso é mais seguro e apenas o dono da conta poderá utilizar e assim liberar o acesso quando preciso.
Como em aplicativos de bancos, a tecnologia do Google exige que a pessoa pisque, movimente o rosto para os lados e mais, assim fica mais difícil utilizarem vídeo falso, IA e outros para enganar o sistema.

Assim como alguns recursos mais avançados de segurança no Android, os usuários precisam fazer a ativação manual, ou seja, antes de precisar utilizar a função.
Inovação começou a ser liberada primeiro em fase de teste no Brasil, mas deve demorar algumas semanas para que todas as contas pessoais possam utilizar a função.
A ativação é feita diretamente na conta do Google, e depois de configurada, já estará funcionando, durante o procedimento é criado e armazenado um vídeo nos servidores do Google, o usuário está livre para desativar a função e apagar esse vídeo quando quiser.
No momento vídeo selfie para recuperação da conta do Google irá funcionar apenas em contas pessoais (excluindo contas de crianças e contas que são inscritas no Programa de Proteção Avançada) e como falei, a liberação acontecerá aos poucos e nas próximas semanas.




Deixe um comentário