Android 16 melhora a segurança da rede

Android 14 segurança da rede

O novo Android 16 conta com segurança de rede aprimorada, o que aumentará a proteção em geral.

Inovação parece precisar de um hardware compatível, mas uma vez ativada, irá avisar sobre os perigos.

Isso significa que mostrará quando estiver em uma rede insegura e/ou que esteja coletando dados de identificação.

Notificação irá revelar perigos

O sistema Android 16 conta com notificações para revelar perigos em segurança da rede, evitando que você seja enganada ou tenha dados roubados.

Android 16 Logo

Atualmente existem muitas ameaças no software e outros, mas também existe para a rede, principalmente quando o assunto é roubo de dados e muito mais.

As pessoas mal-intencionadas normalmente utilizam uma rede em um veículo para conseguir transmitir sinais na rede 2G, o que permite fazer ataques de diversos tipos, até mesmo enviando mensagens de texto falsas, coletar dados e muito mais.

O mais recente sistema chega com avisos quando a rede é considerada insegura e/ou quando está forçando a utilização de um tipo de criptografia ou de rede.

Android 14 segurança da rede

Claro que essas notificações ajudam o usuário a se proteger, evitando fazer uso da internet, ligações ou mensagens de texto, já que tudo pode estar sendo captado por um terceiro.

Como outros aprimoramentos de rede, é preciso que tenha o HAL, abstração de hardware de rádio, mais recente e que o hardware seja compatível com a inovação.

Esses limites são algo que não trouxe a função para os Pixel atuais, mas é algo que possivelmente será de fábrica no Pixel 10 e mais recentes.

Proteção de rede vem desde o Android 12

Android 14 segurança da rede

Com o Android 12 a rede 2G pode ser desligada, aumentando a proteção da rede, mas para isso, é preciso do HAL 1.6 ou mais recente.

Já no caso do Android 14, a rede precisa utilizar a criptografia como padrão, as que não utilizam são consideradas ameaças.

Assim como o recurso do sistema mais atual, é preciso ter ao HAL atualizado, algo que nem sempre as fabricantes fazem, então as funções não são encontradas em todos os dispositivos.

Fonte: Androidauthority

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *