Google trabalha em uma nova de educar os usuários ao instalarem APKs, algo que vem sendo chamada de camada de responsabilidade.
Intenção é que ao fazer a instalação, o usuário fique ciente dos perigos ao fazer esse tipo de ação.
Mas para as pessoas avançadas, existirá a possibilidade de escolher que não apareça essa novidade.
Novo fluxo trará mais passos e informações
Códigos revelaram que o Google está trabalhando para modificar o fluxo de instalar APKs no sistema Android, a mudança irá trazer mais informações e novos passos para completar a ação pretendida.

Essas mudanças na instalação manual dos aplicativos foram confirmadas pelo Matthew Forsyth, Diretor de Gestão de Produto da Experiência para Desenvolvedores do Google Play e Principal Explicador de Produto, ele fala que chegará uma camada de responsabilidade, que irá ajudar as pessoas entenderem os riscos.
Outra confirmação é que terá etapas extras antes de realizar a instalação, o que significa que as informações ficarão mais clara para que os usuários entendam todos os riscos, e se estão dispostos a aceitarem o risco para fazer a instalação da aplicação mesmo assim.
Algo interessante, é que existirá uma forma dos usuários avançados escolherem pular esse procedimento, conseguindo “instalar sem verificar”, isso em grande parte por essas pessoas já saberem dos riscos e normalmente baixarem os apps de lugares conhecidos por serem seguros.
Matthew ainda deixa claro que essa alteração não é uma restrição para impedir o uso de apps fora da loja, mas apenas uma nova forma que deve ser considerada mais segura e informativa para as pessoas em geral.

Esses novos códigos foram descobertos diretamente na loja Google Play Store, o que indica que será liberada para todos quando estiver pronto, além disso, faz algumas verificações por padrão, verifica se o desenvolvedor da aplicação e se o aparelho tem internet.
O cronograma existente indica que o lançamento da nova camada de responsabilidade ao instalar APKs acontecerá em setembro de 2026, entre os primeiros países a receber a novidade estará Brasil, Indonésia, Singapura e Tailândia.
Lembrando que o Google voltou atrás e permitirá instalar apps não verificador no Android, então os desenvolvedores não precisam cadastrar suas aplicações, mesmo que não lancem na loja do sistema.
Fonte: Androidauthority




Deixe um comentário