Aplicativos que consomem muita bateria serão relatados pela loja Google Play Store

O Google revelou que a loja Play Store irá alertar quando um aplicativo consome muito bateria.

Isso irá valer a partir do próximo ano e estará chegando para avisar quando os apps não estão no nível esperado para a plataforma.

Os desenvolvedores já podem conferir as mudanças e adaptações que precisam fazer para que as aplicações funcionem sem afetar o gasto de energia.

Aplicações poderão sofrer punição

Para limitar o mau comportamento das aplicações, Google anunciou que a loja Google Play Store poderá revelar quando os aplicativos gastam muita bateria.

Google Play Store, aviso que a aplicação consome muita bateria em segundo plano

Para isso, a empresa criou a métrica Wake Locks parciais excessivos (excesso de funcionamento em segundo plano) no Android vitals, o que permite descobrir e identificar fontes (apps) que estão consumindo muita energia dos aparelhos.

Essa nova métrica desenvolvida em parceria com a Samsung estava em teste, mas agora se torna oficial, e qualquer desenvolvedor poderá verificar.

Para quem não sabe, os aplicativos podem funcionar em segundo plano, o que não permitirá o aparelho ir para o modo de suspensão, isso é normal, mas o excesso é algo que afeta negativamente os usuários.

A ideia da nova métrica é exatamente essa, evitar que os apps fiquem utilizando muita bateria e não deixar o aparelho entrar em modo de suspensão, que é o modo mais econômico de todos.

Para que um app seja considerado excessivo nos wake locks ele precisar de mais de duas horas funcionando em segundo plano em um período de 24 horas, o que acaba gastando muita bateria dessa forma.

Android Logo

Além disso, se nos últimos 28 dias ele ultrapassar 5% das sessões de usuário, o desenvolvedor será alertado e terá mais detalhes para conferir o que está acontecendo.

A exceção fica para o funcionamento mantido pelo sistema, que normalmente oferece benefícios em que não é possível mais otimizações, algo visto em transferência de dados e de reprodução de áudio iniciadas pelo próprio usuário.

Google Play Store poderá punir apps que não possuem um bom comportamento de energia, o que não deixará o mesmo qualificado para descoberta pelos usuários.

Em alguns casos ainda será mostrado um aviso na tela de detalhes do aplicativo, assim os usuários estarão cientes que ao fazer a instalação da aplicação poderá ter um maior consumo de energia.

Essas mudanças começarão em 1 de março de 2026, então os desenvolvedores ainda possuem muito tempo para se adaptarem e os usuários terão uma nova forma de descobrir se os apps que irão instalar normalmente gastam mais bateria.

Fonte: Android Developers

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *