Loja aplicativos para Android, F-Droid, diz que o Google estará fazendo mudanças que irá dificultar a instalação de aplicações fora da loja Play Store.
Isso está acontecendo por causa do Google, que irá obrigar os desenvolvedores cadastrarem seus apps, mesmo se não forem disponibilizados na loja do sistema.
Com essa mudança, o SO de uma certa forma, irá perder um dos seus principais pilares, a liberdade.
Liberdade do sistema vai perder o sentido com APK com registro
Conhecida por ser uma loja alternativa de aplicativos para o Android, F-Droid, relata que as recentes mudanças que o Google anunciou para APKs irá acabar com a liberdade do sistema, o que afeta as lojas de terceiros.

Empresa diz que ao Google exigir registro de apps para os desenvolvedores, mesmo se não forem lançados na Play Store, é mais uma forma de controlar o que os outros podem fazer no sistema.
Essa nova obrigatoriedade exige que os desenvolvedores façam a verificação de identidade e registre os aplicativos, essas aplicações poderão ser instaladas de forma segura nos aparelhos do mundo todo.
Mas a F-Droid diz que isso acaba com a liberdade do sistema Android, já que o Google estará no controle total das aplicações, já que se eles não quiserem, poderão não aceitar um app, que não poderá ser instalado de forma nenhuma como APK.

Isso traz um grande problema em geral, principalmente para as lojas de terceiros, já que se os desenvolvedores não quiserem fazer esse cadastro, os apps deles, mesmo que sejam seguros, não poderão ser instalados pois serão bloqueados.
O pior é que nem as próprias lojas podem fazer o cadastro de cada app, apenas os próprios desenvolvedores que possuem essa capacidade, o que poderá afetar negativamente muitos aplicativos e lojas que fazem essa distribuição.
A empresa ainda fala que o Google cada vez mais quer mostrar que instalar APK e apps de terceiros é algo ruim, perigoso e inseguro, o que nem sempre é verdade, quando são baixados de lojas e lugares seguros.

Por fim, F-Droid pede que os reguladores de várias regiões entrem em ação e avaliem o plano do Google, para que eles parem de ser monopolistas, já que apenas eles poderão selecionar os apps que poderão ser baixados e instalados de outros lugares, se não for aceito e mesmo se for seguro, as aplicações sem permissão não poderão ser instaladas pelos usuários.
A verificação de desenvolvedor para APKs começará a valer para todos em setembro de 2026, depois dessa data, os aparelhos certificados não conseguirão instalar apps de outras lojas ou da internet que não são registrados.
Fonte: Androidauthority
Deixe um comentário