Google revelou que os aplicativos serão mais seguros no Android, isso graças a verificação do desenvolvedor, algo que afeta até mesmo APKs.
Essa novidade serve como um documento de identidade que o sistema poderá ler para saber se a aplicação é realmente do desenvolvedor que é citado.
Isso aumenta a segurança em várias situações, principalmente para quem instala aplicativos da internet.
Nova camada de segurança
Para proteger melhor o Android, o sistema receberá a verificação do desenvolvedor, o que traz uma camada de segurança extra para os usuários e para os dispositivos certificados.

Todos os aplicativos que serão instalados, até mesmo os APKs precisam ser registrados por desenvolvedores verificados, o que ajudará o sistema saber que a aplicação é de alguém conhecido e que não é algo copiado ou disfarçado para enganar as pessoas.
Google diz que na internet as aplicações encontradas têm 50x mais chances de trazer um malware do que os apps da loja.
Isso é péssimo para os usuários, que possuem grandes chances de instalarem os apps com ameaças, mas é algo ruim para o desenvolvedor, que pode ter prejudicar a marca e a confiança conquistada, por serem vítimas por pessoas que modificam seus apps e publicam na internet.
A empresa fiz que criou um novo Android Developer Console para os desenvolvedores conseguirem fazer a verificação dos seus APKs sem precisar lançar nenhum dele na loja Google Play Store.

Os desenvolvedores que lançam as aplicações na loja já contam com a verificação, então podem facilmente liberarem suas aplicações de forma segura para internet.
Google fala que os desenvolvedores terão a mesma liberdade para distribuir os apps como quiserem e fala que a novidade foi bem recebida, no Brasil, a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) vê isso como um “avanço significativo na proteção dos usuários e no incentivo à prestação de contas”.
O acesso antecipado para a Verificação do desenvolvedor será feito por convites, em outubro de 2025, em março de 2026 será liberada para todos, em setembro de 2026 será um requisito obrigatório para Brasil, Indonésia, Cingapura e Tailândia, sem a verificação as aplicações não serão instaladas nos dispositivos certificados.
Depois em 2027 e além, o requisito começará a ser exigindo em várias partes do mundo até chegar em todas as regiões.
Fonte: Android Developers
Deixe um comentário