O Cadastro Nacional de Celulares com Restrição foi regulamentado, ele permite que os compradores confiram se o telefone conta com algum problema perante a justiça.
Intenção é diminuir a compra de aparelho furtados, roubados ou perdidos, assim fazendo o mercado informal não conseguir realizar esse tipo de venda.
Novidade faz parte do Celular Seguro, e é algo que já estava disponível, mas agora a ferramenta é algo regulamentado, o que é perfeito.
Pesquisa para saber se smartphone tem restrição é feita no Celular Seguro
Governo regulamentou o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR), o que significa que está disponível e pode ser utilizada por todos.

Função tem a intenção de avisar aos usuários que o novo smartphone de segunda mão tem alguma restrição ou se é seguro fazer a compra.
Ao pesquisar no Celular Seguro se existe alguma restrição ao telefone, o usuário será alertado de furto, roubo ou perda, ou se não existe nada que possa atrapalhar a compra.
Para compor a lista dos aparelhos, os dados da Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), a Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO) serão utilizadas e os registro feitos diretamente no Celular Seguro.
Mas é preciso lembrar que os registros feitos na plataforma Celular Seguro não substituem o boletim de ocorrência, sendo apenas um complemento para que os telefones não sejam utilizados ou vendidos de forma rápida.

As consultas foram criadas para que os consumidores, principalmente os de aparelhos de segunda mão, comprem apenas dispositivos que não possuem nenhum tipo de restrição.
Claro que também é uma forma de aprimorar o combate a aparelhos roubados, furtados e perdidos, ao mesmo tempo que pode agilizar a recuperação de celulares nessas condições.
Como destacado, a verificação é feita no Celular Seguro, o que pode ser feito no aplicativo ou no site, basta acessar a plataforma, escolha a opção Celulares com Restrição e digitar o IMEI ou ler o código de barras do telefone que quer verificar.
É preciso entrar no app de ligação e digitar #06# para que o IMEI e o código de barras do aparelho sejam mostrados, além disso, smartphones com dois chips contam com dois IMEI e é preciso fazer a verificação de ambos.
Lembrando que no Brasil os recursos contra roubo e furtos do Android serão ativados por padrão, o que aprimora ainda mais as proteções dos usuários.
Fonte: Gov.br
Deixe um comentário