Canal de lançamento Canary traz testes do Android para o ano todo, mas beta continua

Android Logo

Google lançou o Canal Canary para o Android, o que permite liberar testes o ano todo para o sistema.

Mesmo com a chegada dessa novidade, o programa beta continua normalmente e da mesma forma que é atualmente.

Intenção da empresa é trazer mais recursos e descobrir o que realmente será de grande utilidade para os usuários.

Programa permite sempre apresentar novidades

Canal Canary para o Android foi revelado pelo Google, ele é o programa de acesso antecipado do sistema.

Android, programa Canal Canary

Ele será utilizado para mostrar os mais recentes recursos, funcionando como o Developer Preview tradicional do Android, mas com o diferencial que não tem fim, ele será trará novidades o ano todo.

Como estará sempre ativo, ele terá atualizações sendo liberadas via OTA, ou seja, no próprio aparelho, o que permitirá ficar na versão mais recente e evitar ficar restaurando o dispositivo a cada nova versão.

O destaque é que os usuários terão acesso a recursos inéditos em estágio inicial, o que significa que até mesmo alguns deles podem nunca se tornarem oficial, mas será possível utilizar e dar um feedback para a empresa.

A versão é menos estável, então não é recomendada para uso diário e se contar com apenas um telefone, mas para os desenvolvedores é interessante, já que será possível testar as aplicações em APIs que ainda não estão disponíveis no sistema oficial e conferir se tudo está funcionando como esperado.

Os interessados com um aparelho Pixel compatíveis podem entrar no Canal Canary utilizando o Android Flash Tool, e uma vez instalado, as atualizações futuras são liberadas diretamente no aparelho, se quiser sair, o procedimento é o mesmo, mas será preciso fazer uma restauração de fábrica.

Beta continua normalmente

Android 16 Beta, fabricantes participantes

Mesmo com o Canal Canary para o Android sendo lançado pelo Google, o programa Beta continua normalmente.

Isso significa que as novas versões do Android a cada ano receberão os testes Beta, que são as versões tradicionais que são liberadas todos os anos.

Google fala que a Beta é o principal canal de teste do sistema, e que é o mais indicado para aproveitar os recursos que estarão no próximo Android.

Os usuários da linha Pixel poderão escolher entrar nos testes do programa Canary, Beta, ou ficar na versão estável do sistema.

Fonte: Android Developers

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *